Sentes dificuldade em cuidar das plantas do teu jardim, especialmente no verão? Damos-te algumas dicas que podem ajudar.
Comentários: 0
dicas para parar de matar plantas
Pexels

Cuidar de plantas e flores nem sempre é tarefa fácil, especialmente com o tempo quente que já se faz sentir. Se és daquelas pessoas que acha que não tem muito talento para ter plantas em casa ou no jardim porque acabas sempre por matá-las, este artigo é para ti. 

Para que possas ter um jardim com uma aparência robusta, colorida e cheia de vida ao longo do ano, reunimos algumas dicas para te ajudar. Se não tens muita experiência na área da jardinagem, é importante que saibas que há vários tipos de plantas difíceis de matar para iniciantes. Segue as nossas dicas para que as tuas plantas cresçam fortes e saudáveis. 

Plantas difíceis de cultivar e cuidar no verão

Queres parar de matar plantas? Antes de mais, é importante fazer a escolha certa e não investir em plantas difíceis de cultivar. Além de não serem adequadas para iniciantes na jardinagem, exigem cuidados reforçados no que respeita à sua manutenção. Outro aspeto que deves ter em conta na hora da tua escolhe é o ambiente na qual queres colocar as tuas plantas, pois nem sempre é o mais propício para o seu florescimento.

antúrios
Pixabay
Antes de avançares para a compra, anota alguns dos nomes de plantas que requerem mais cuidados e atenção:
  • Avencas (ou cabelo-de-vénus);
  • Maranta;
  • Antúrios;
  • Figueira-lira;
  • Tradescantia (ou lambari);
  • Samambaias;
  • Bonsai;
  • Begónias;
  • Orquídeas;
  • Bordo japonês.

Estas são plantas que não gostam de muito calor, nem de geadas. Para que vivam saudáveis precisam de um clima ameno, sombra e irrigação constantes, o que as torna plantas difíceis manter.

Plantas fáceis de cuidar no verão

O que melhor caracteriza o verão? O sol. Como tal está na hora de escolher plantas que precisam de luz solar para sobreviver. Embora precisem de drenagem regular, as flores de verão adaptam-se rapidamente aos solos quentes. Algumas delas até gostam de humidade, portanto são perfeitas para algumas zonas junto ao mar ou perto de montanhas.

strelitzia
Pixabay
  • Catos e suculentas: são conhecidas por serem plantas fáceis de cuidar fazendo as maravilhas de quem não quer fazer estragos na jardinagem, isto porque estas plantas não requerem muitos cuidados e são bastante resistentes.  
  • Estrelítzia: tem uma manutenção fácil, só precisando de ser podada de 6 em 6 meses. Pode ser plantada sobre a incidência direta do sol ou em meia-sombra, sendo uma das flores preferidas dos madeirenses;
  • Margaridas: este tipo de flores são sempre bonitas, apreciam os raios de sol e basta regar uma vez por dia (nas horas de menor calor) para que continuem a brilhar;
  • Sardinheiras: encontradas em terraços e varandas por todo o país, precisam de exposição solar constante e gostam de água, mas cuidado porque as raízes apodrecem com o excesso de humidade. Algumas sardinheiras funcionam ainda como repelentes naturais de mosquitos;
  • Pervincas: estas flores mantêm-se verdes ao longo do ano, contudo precisam de clima ameno, solos húmidos e devem ser protegidas do sol. Consegues encontrá-las nos Açores, mesmo no verão.
  • Girassol: com porte radiante, esta flor resiste facilmente a pragas e precisa de sol pelo menos seis horas por dia. São mesmo capazes de sobreviver a temperaturas de 40 graus;
  • Alecrim: ideal para ter um jardim fresco e perfumado. Quando está a crescer gosta de solos húmidos e precisa de pelo menos 3 horas ao sol.

Matar plantas indesejadas e afastar pragas

É verdade que por vezes surgem pequenas intrusas no jardim e por isso mesmo, todos gostamos de saber como matar plantas indesejadas. Mas nem só as plantas indesejadas são um desafio, com o tempo quente podem surgir também vários insetos e pragas que podem arruinar o esforço de vários meses para manter um jardim bonito.

Aqui surge a questão: como afastar estes inimigos do jardim sem prejudicar as plantas que queres ver bonitas e saudáveis? Em vez de utilizares os inseticidas habitualmente disponíveis no mercado, podes fazer um inseticida natural em casa que livre de qualquer produto químico.

Chá de hortelã
Pixabay
Um simples chá de hortelã pode ser pulverizado sobre as plantas para combater a presença de formigas. Enquanto o alho e a cebola ajudam a eliminar os ácaros e lagartas. Por sua vez, um chá de folhas de crisântemo ajuda a imobilizar os mosquitos. Algumas plantas funcionam como repelentes naturais de insetos, como é o caso da arruda, que vai proteger o ambiente de moscas.

Excesso de água nas plantas? É para evitar

Temperaturas acima dos 30 ou dos 40°C? São muitos os principiantes de jardinagem que pensam que os vasos devem estar cheios de água quando, na verdade, isso pode levar à morte imediata das plantas.

regar as plantas
Unsplash
Para perceberes se a planta precisa de ser regada também há um truque simples: basta tocar na terra para se conseguir perceber facilmente o seu nível de humidade. Outro dos truques infalíveis que aprendemos com os nossos pais e avós é regar as plantas um pouco antes do nascer do sol ou ligeiramente depois do pôr do sol. Mas deves sempre regar com moderação e ao redor do vaso.

Colocar fertilizantes nas plantas: sim ou não?

Os fertilizantes para plantas e flores funcionam muitas vezes como ingredientes secretos que podem dar uma ajuda preciosa no crescimento e saúde das plantas, no entanto, devem utilizados apenas quando necessário. Um dos fertilizantes para plantas mais utilizados é o húmus produzido por minhocas, porque deixa o solo mais fértil.

Fazer um fertilizante natural em casa, é muito económico e vai dar mais vida às tuas flores. Além disto, temos a certeza que terás quase todos os ingredientes ao teu alcance:

  • As cascas dos ovos, vão dar às tuas plantas o magnésio de que precisam;
  • As fezes de animais são ricas em nitrogénio;
  • Borras de café ou vinagre são ideais para solos menos ácidos;
  • Cinzas da madeira são ricas em potássio e carbonato de cálcio.

cascas de ovos
Unsplash

As raízes das plantas podem crescer rapidamente e chegar mesmo a sair por baixo do vaso, através dos pequenos orifícios que drenam a água. Se isso acontecer, significa que está na hora de mudar a planta para um vaso maior.

No entanto, existem plantas que não podem ser transplantadas no verão, como é o caso de árvores exóticas e árvores frutíferas que estejam em crescimento. Já as plantas suculentas adoram mudar de casa durante a estação quente.

mudar plantas de vaso
Pexels
Deves trocar a planta de vaso durante a noite, mas a preparação deve ser feita no dia anterior. Toma atenção às raízes, evita puxar as folhas e prepara a camada de substrato, que pode ser misturado preferencialmente com fertilizantes naturais. No final basta regar a planta e assim dar-lhe as boas vindas ao novo lar.

O tom verde das folhas também é um indicador

Um dos truques infalíveis para manter as plantas saudáveis é prestar atenção aos tons de verde da folhagem. As plantas com folhas mais escuras são aconselhadas para locais de meia-sombra, enquanto as plantas com folhas mais claras e brilhantes adoram espaços com forte incidência de luz.

tom de verde das folhas pode ser indicador
Pixabay
A alteração da cor das folhas de uma planta é um indicador ao qual deves prestar atenção, pois muitas vezes indica a presença de pragas, mosquitos, excesso de água e fungos. Podes evitar que isto aconteça se souberes qual o tipo de plantas que tens e de que cuidados precisam. Plantas bem cuidadas mantêm o ar limpo e fresco para que o possas respirar.

Cuidar das plantas nas férias 

O verão é a época do ano em que passamos mais tempo fora de casa, em viagens prolongadas. Podes pedir ajuda a um vizinho ou amigo para cuidar das plantas durante as férias ou podes fazer um sistema de irrigação em casa.

cuidar das plantas ao viajar
Pexels
Utiliza uma garrafa cheia de água e um tecido. Deves colocar uma ponta do tecido dentro da garrafa e outro na planta para garantir que esta consegue regar-se sozinha. Se quiseres investir um poucos mais, encontras facilmente à venda alguns sistemas de rega automática

Evita colocar as plantas em recipientes cheios de água, porque irás atrair moscas e mosquitos. Podes ainda colocar as plantas próximas umas das outras para aumentar a humidade e conseguirem aguentar vários dias sem rega.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta