Plantas de interior que não precisam de muita luz são a solução ideal para aqueles cantos da casa onde bate pouco sol.
Comentários: 0
Plantas de interior que não precisam de luz
Pixabay

Se és amante de flores e plantas certamente queres viver rodeado por elas. Não importa a época do ano, o que precisas é de contemplar plantas no interior da tua casa, mesmo que seja num espaço um pouco escuro, com pouca luz natural. Foi a pensar em ti que decidimos reunir uma lista de plantas de interior que requerem pouca luz.

As plantas de interior resistentes à pouca luz vão deixar as divisões da tua casa mais brilhantes. No entanto, e porque se trata de flores e plantas delicadas, há que ter algum cuidado na sua manutenção.

Aglaonema

Uma das plantas de interior que não necessita de luz é a espécie perene das Aglaonema. São plantas capazes de atingir entre 20 a 150 cm de altura e que predominam nos solos asiáticos da China e das Filipinas. Em contrapartida, as aglaonemas precisam de muito calor e humidade.

Planta Aglaonema
Pixabay

As folhas das aglaonemas podem assumir formas variadas, embora sejam habitualmente estreitas, com algumas manchas brancas, amarelas ou prateadas. O seu brilho é surpreendente. Por vezes, parecem ter sido desenhadas por um artista. Quem tem intenções de cultivá-la em casa, deve mudar o vaso quando as raízes estiverem muito grandes. 

 A jibóia não precisa de sol?

A jibóia não precisa de sol, sendo uma fantástica escolha para quem está a começar a cultivar plantas que não necessitam de luz. De nome científico Epipremnum pinnatum, esta é uma planta tropical muito cobiçada pelas suas folhas terem forma de coração e por se estender rapidamente por todos os cantos.

Jibóia
Maja Dumat - Creative Commons Licence BY 2.0

As cores dominantes são o verde e o amarelo e serve para dar alguma vida às extremidades de apartamentos ou até para decorar paredes e portas. A jibóia não requer muita luz nem muita água. Durante o inverno podes regá-la entre uma a duas vezes por semana.

Zamioculcas

Nativas da Tanzânia, as zamioculcas são plantas que não precisam de luz direta e também não precisam de cuidados exagerados. Prometem despertar o lado mágico de cada divisão da casa e por oferecem a harmonia pretendida em interiores. 

Zamioculcas
Pixabay

As zamioculcas são ainda plantas ornamentais para interiores caracterizadas por folhas verdes luminosas, que se desenvolvem na base. Quanto às flores da zamioculcas, acabam por ser discretas e surgem desde meados do verão até aos inícios do outono.

Para cultivar zamioculcas em casa convém manter o ambiente interior a temperaturas entre os 10°C e os 25°C. Embora o seu crescimento demore, não precisa de podas e a irrigação pode ser feita apenas duas vezes por semana.

Fetos ou samambaias

As samambaias ou simplesmente fetos são plantas de pouca luz desprovidas de flores, frutos e sementes, embora compostas por raízes, caules e folhas (conhecidas como frondes). Vão dar muita cor a uma casa de banho ou lavandaria que esteja a ser esquecida. São aquelas plantas que todos querem ter para cobrir uma parede danificada ou um móvel que esteja por arranjar.

Fetos
Pixabay

 

Os fetos têm folhas finas, que conseguem atingir entre os 15 e os 50 cm de comprimento. São plantas que gostam de sombra e que se reproduzem rapidamente nos terrenos húmidos das regiões tropicais. Mesmo assim, durante a rega não é preciso deixar o solo encharcado.

A grande maioria de fetos - existem mais de 1.000 espécies - consegue suportar temperaturas entre os 15°C e os 21° C, que são em média as temperaturas das casas dos portugueses.

Flor de maio

A flor de maio ou flor de seda é uma planta que, apesar de oriunda do Brasil, não gosta da exposição solar e prefere ficar numa sala de estar, escritório ou hall de entrada com pouca luz. Em alguns casos, pode ser utilizada no exterior, para conferir brilho a canteiros de jardim à sombra.

Flor de maio
Leonardo Ré-Jorge - Own work, CC BY-SA 4.0, Wikimedia

Como o próprio nome sugere, desabrocha em maio e as suas flores conseguem atingir os 8 cm de comprimento. O misto de cor entre o rosa e o branco irão dar um aspeto inocente a um determinado espaço da tua casa, e ficam bem junto de fotografias com momentos especiais.

A flor de maio é uma planta que exige alguma atenção ao nível da rega (duas vezes por semana) e ao nível da temperatura (deve estar entre os 12°C e os 20°C). Quando as suas folhas começarem a cair provavelmente existe algum fungo ou praga na planta.

Orquídea borboleta

A orquídea borboleta rosa é uma planta com inflorescência solta e brácteas de tons púrpura, vermelho e rosa. De perto, percebe-se como as suas flores apresentam margens erguidas e onduladas. São também sensíveis ao toque, pois as suas pétalas podem ser rapidamente danificadas.

Orquídea
Pixabay

A orquídea borboleta pode atingir os 40 cm de altura, com caule rígido e habita em solos húmidos, como acontece nas regiões tropicais e sub-tropicais da Ásia. Temos uma planta que não necessita de muita água e não convém molhar as bases das folhas para não apodrecerem. Como não poderia deixar de ser, é uma planta que não precisa de muita luz, e a temperatura ambiente deve ser no mínimo 16°C.

As hortênsias são plantas de luz ou sombra?

As hortênsias adoram o sol, mas será que podem ser colocadas em ambientes interiores com pouca luz? Na verdade é possível, uma vez que não gostam de ser expostas à luz direta. Se há uma parte da tua casa onde bate o sol apenas pela manhã, como uma pequena marquise, então é lá que deves colocar os vasos das hortênsias.

Hortênsia
Pixabay

São plantas com flores esplêndidas que nascem entre abril e junho, sendo importante estar atento às temperaturas, que não devem ultrapassar os 18°C. Mesmo no verão, as hortênsias gostam do clima mais fresco. As hortênsias precisam de muita água e podes usar água da torneira descalcificada ou mesmo água da chuva.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta