
Estás cansado de jardins onde dificilmente as plantas se reproduzem ou onde consegues observar grande parte do solo? Se esse for o caso, então começa a explorar as melhores plantas para forrar jardins, muros, canteiros e vasos. O termo não é muito popular, mas existem especificamente plantas de forração, muito utilizadas por especialistas.
O que são plantas de forração para jardim?
As plantas de forração cobrem grandes áreas - na horizontal ou na vertical - e conferem um sentido de continuidade, como se tratassem de um horizonte sem fim de plantas. Têm uso ornamental, são bastante apelativas ao olhar e permitem combater naturalmente as ervas daninhas. Não encontras uma solução mais prática do que esta.
Melhores plantas para forração de pequenos vasos
As plantas de forração em pequenos vasos vão proteger o solo e deixar-te satisfeito, por preencherem cada recanto. Entre as melhores plantas para a forração de vasos encontramos a planta herbácea amor-perfeito. Todos os anos dá flores de tonalidade azulada, branca ou rosa com centro amarelo e, apesar de não precisar de muita manutenção, tem de ser colocada muitas vezes ao sol.
Já a planta miosótis ou “não-me-esqueças”, nativa da Rússia e acostumada a temperaturas mais baixas, vai ocupar todo o espaço que encontrar num vaso.

Quanto ao lambari roxo, é uma planta herbácea que atinge facilmente entre os 15 e os 25 cm de altura e esteticamente destaca-se pelas suas folhas roxas com uma linha prateada na folhagem. Um elemento decorativo cheio de personalidade.
Melhores plantas para forração de muros e paredes
Estás a pensar forrar com plantas o muro da tua casa? Existem plantas para forração de muros que além de dar vida a um espaço maioritariamente menosprezado, garantem uma sensação de relaxamento.
Habituada a temperaturas amenas, a planta trepadeira hera é já um clássico para forrar muros e paredes, por proliferar-se num abrir e fechar de olhos e por manter a sua tonalidade verde durante muito tempo. Assemelha-se à unha de gato, uma planta de forração de meia-sombra que prefere climas húmidos.

A hera-japonesa é indicada para pintar de verde os muros, senão mesmo toda a casa, por conseguir agarrar-se com facilidade às superfícies. O seu efeito verdejante é duradouro no verão, enquanto no inverno as folhas caem e os galhos precisam de ser podados. Quando vivas, superam habitualmente os 10 metros de altura.
Melhores plantas de forração com flores
Se és daqueles que gosta de alguma cor e vivacidade, podes optar por plantas de forração com flores para muros e paredes. Um dos exemplos é a a planta lágrima-de-cristo, muito ramificada, cujas flores nascem na ponta dos ramos e acabam por se sobrepor umas às outras. É uma autêntica escadaria de emoções que necessita de poda, pois os galhos escapam dos limites das estruturas.

A verbena tem flores de diferentes tons e é adequada para o cultivo doméstico. O seu espetáculo da floração ocorre da primavera ao outono, sendo muito agradável aos olhos. A verbena é inclusive uma das plantas medicinais mais usadas no nosso país, que alivia artrite, insónias e até conjuntivite e reumatismo.
Outro exemplo de planta de forração é o beijo-pintado, oriunda da Nova Guiné e presente em muitos jardins públicos portugueses devido às cores rosadas e avermelhadas das flores. Precisa de um solo fértil, sem necessidade de ser regado com abundância, o que auxilia na propagação de fungos.
Melhores plantas para forração de grandes canteiros
As plantas de forração de canteiros são comuns em condomínios, porque não necessitam de muita água nem de muita poda, mesmo que a sua folhagem assuma proporções significativas.
Um dos casos é a ajuga ou búgula, planta com folhas verdes, que no topo tem espigões em azul, amarelo ou branco. Se a quiseres cultivar no jardim exterior da tua casa, deverás fazê-lo durante o inverno.

As estrelícias, uma das imagens de marca da Ilha da Madeira, são plantas de forração de grandes canteiros pelas folhas grossas e pesadas acompanhadas uma flor de cor alaranjada que aparenta uma ave - daí o seu nome comum ave-do-paraíso. As estrelícias são muito compridas e normalmente alcançam 1,20 m de altura.
Melhores plantas para forração de jardim à sombra
Nem todos têm a sorte de ter uma casa virada para o sol, portanto fica a saber quais as melhores plantas para forração de um jardim à sombra.
A escolha mais simples é talvez a grama japonesa, com folhas que atingem os 20 centímetros de altura e que não precisam de ser aparadas. São plantas fantásticas para rodear a calçada de pedra de um jardim ou para plantar junto a uma piscina. É utilizada por quem pretende forrar superfícies com plantas de maneira tradicional.
A planta herbácea rasteira lambari referida anteriormente é excelente para jardins com imensa sombra, assim como o singónio que, por ser uma planta que se agarra em árvores, pode chegar aos 10 metros de altura. Vai chamar à atenção à medida que amadurece, porque as suas folhas mudam de cor.
Para poder comentar deves entrar na tua conta