O jardim japonês é criado a partir de quatro elementos e é necessário organizá-los de forma harmoniosa.
Comentários: 0
jardim zen japonês
Verde Progetto

Nascido como um espaço sumptuoso para celebrar cerimónias e trocar conversas filosóficas, o jardim japonês – batizado como jardim zen no Ocidente - hoje é difundido e reproduzido em diferentes formas e tamanhos pela sua capacidade de incutir sentimentos de paz, relaxamento e serenidade. Mas como se pode criar um jardim zen  (realmente) distinto?

Um jardim japonês característico é criado a partir de quatro elementos fundamentais: pedras, plantas, artefactos japoneses e fluxos de água. E há um texto real - o Sakuteiki - que define as diretrizes para organizá-los de forma harmoniosa, sem perder de vista o significado filosófico que escondem. Aqui estão 4 ideias irresistíveis para organizá-los e criar o jardim zen dos teus sonhos em casa ou no exterior.

1. Criar um jardim zen ao ar livre: as plantas preferidas

Camélias, glicínias, peónias, hortênsias, cerejas, bonsais e pinheiros japoneses são plantas e arbustos tradicionais perfeitos para integrar num jardim zen ao ar livre. Eles podem ser montados em forma de canteiros de flores delineados por cascalho e pedras ou podem ser colocados na beira do jardim e ladeados com areia branca embelezada pela imitação das ondas do mar típicas da tradição japonesa.

jardim japonês ao ar livre
Canva

2. Criar um jardim zen no terraço

Uma piscina acima do solo e um passadiço coberto com as cores da pedra vulcânica; pedras que apontam para o céu para reproduzir montanhas altas; uma lanterna de pedra para dar ao ambiente aquele toque onírico típico das terras do Oriente; uma fonte de estilo moderno e essencial perfeitamente integrada no contexto; uma extensão de areia branca e árida de mármore; uma pérgula de cor de madeira natural para lembrar as Machiya (casas tradicionais japonesas); plantas e arbustos de Aralia, Bambusa, Ligustrum e Juniperus (zimbro) ao redor. E criar um jardim zen no terraço é fácil.

jardim japonês no terraço
Reve Beauty

3. Jardim zen para embelezar cantos sem graça

Criar um jardim zen em casa é uma ideia moderna, sumptuosa e útil para embelezar cantos sem graça da casa. Tudo o que precisas para montar um são pedras de cor clara, luzes, lanternas e um bonsai de tamanho médio.

jardim japonês dentro de casa
Giardinieri 24

4. O poder do jardim zen em miniatura

Existe uma solução mesmo para quem tem pouco espaço dentro e fora de casa: o jardim zen em miniatura, um pequeno kit DIY facilmente disponível na Amazon e em outras lojas online, vendido completo com arei e alguns componentes que variam de acordo com o seu preço. É perfeito para decorar mesas, estantes, móveis e ambientes de todos os tipos.

jardim japonês em miniatura
Pixabay
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta