Uma porta blindada para um apartamento não tem de ser igual à de uma moradia. Nós explicamos porquê.
Comentários: 0
Porta de casa amarela
Pexels

Quando compramos uma casa sabemos que a tendência é pensar em pintar paredes, talvez trocar o chão, pensar em janelas novas mas… e a porta de casa? Afinal de contas, a porta é o que separa o mundo exterior do teu espaço seguro.

E como sabemos que a segurança é sempre importante, decidimos explorar o tema das portas blindadas. Vamos desmistificar um pouco o conceito e mostrar porque é que podem ser uma boa opção para colocar em casa.

O que é uma porta blindada?

Uma porta blindada é um equipamento que, pelos seus materiais, se revela uma forma mais segura de proteger a entrada de um imóvel. É maioritariamente reconhecida por ser impeditiva de assaltos (pelo menos apresentam mais entraves aos ladrões) mas têm outros benefícios. Há três características a ter em conta ao usar uma porta blindada:

  • Segurança - capacidade superior de proteção por ser mais difícil de arrombar;
  • Isolamento sonoro - pelos materiais utilizados;
  • Barreira anti-incêndio - não é uma porta corta-fogo mas consegue atrasar a passagem das chamas.

Tipos de portas blindadas

Independentemente dos estilos e cores, existem apenas dois tipos de portas de segurança pelos quais podes optar:

  • Portas de segurança blindadas: compostas por aço no aro e na folha, nível máximo de segurança;
  • Portas blindadas: chapas de aço no interior da folha, nível de segurança varia consoante a espessura da chapa.

No entanto, em qualquer um destes casos é importante que ela seja escolhida consoante a sua utilização, ou seja, se será exterior ou interior. As portas blindadas de uma moradia precisam de resistir às intempéries e por isso mesmo o tipo de acabamentos será diferente de uma porta blindada para acesso a um apartamento num prédio residencial.

Entrada de moradia
R Architecture/Unsplash

Mas, em todos os casos, as portas blindadas dividem-se em 6 classes que classificam o seu grau de resistência. De acordo a Norma Europeia ENV 1627, as classes são:

  • Classe 1 - resiste a um ataque físico humano;
  • Classe 2 - resiste a ataques de arrombamento com chaves de parafusos e/ou alicates;
  • Classe 3 - resiste a ataques de alavancas;
  • Classe 4 - resiste a assaltos com ferramentas de baterias portáteis;
  • Classe 5 - resiste a assaltos com ferramentas elétricas de alta potência;
  • Classe 6 - resiste a assaltos com gazuas e ferramentas de manipulação.

Nota: Todas elas são cumulativas com as capacidades de resistências das classes anteriores.

No caso de imóveis residenciais o mais comum é utilizar portas blindadas de classe 1 e 2, embora a classe 3 também seja indicada para edifícios residenciais com algum risco e moradias isoladas.

Preços de portas blindadas

Não existe um intervalo de preços fixo e o mesmo está sempre dependente das características da porta blindada. Claro que, quanto maior o nível de segurança pretendido maior o valor final da porta. Atualmente os valores podem começar nos 500 euros e ascender até aos 2600 euros ou mais. À porta acresce ainda o serviço de montagem, que apenas deverá ser feito por profissionais qualificados.

Como escolher a melhor porta blindada para casa

Não há uma resposta certa porque depende de vários fatores. Além da questão de a porta blindada ter de ser adequada a uma moradia ou apartamento (tipo de revestimento), e ultrapassando a questão do preço, a escolha da melhor porta blindada deve recair no tipo de segurança que precisas para o teu imóvel.

Porta de Villa
Maria Orlova/Pexels

Alguns pontos que deves ter em conta:

  • Tipo de casa: Uma moradia mais isolada precisa de um sistema de segurança mais forte que um apartamento dentro de um condomínio fechado por exemplo;
  • Utilização da casa: Se tens uma casa de férias, a segurança deverá ser pensada a longo prazo e contemplando os longos períodos em que está vazia;
  • Qualidade da porta: Quanto melhor for a porta, menor a probabilidade dos ladrões perderem tempo a tentar arrombá-la. A quantidade de ferramentas necessárias fará com que provavelmente procurem um alvo mais fácil.
Chave na fechadura da porta
Jaye Haych/Unsplash

A par da porta, é igualmente importante a escolha eficaz de três componentes essenciais: tipo de fechadura, chave e cilindros. A conjugação destes três elementos é essencial para garantir o nível máximo de resistência da porta blindada e providenciar o máximo de segurança. Se escolheres uma porta blindada sem reforçar estas partes, fica a saber que grande parte dos assaltos acontece na mesma porque é pela fechadura que se consegue muitas vezes o arrombamento com sucesso.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade