Amores-perfeitos, hibiscos e outras flores comestíveis estão a ganhar popularidade. Descobre como utilizá-las neste verão.
Comentários: 0
Flores comestíveis
Freepik

Gostarias de embelezar os pratos neste verão? Olhas para o teu jardim e sentes que as flores irão trazer mais cor e vibração à tua mesa? Não estás errado, porque existem flores comestíveis, que são cada vez mais apreciadas em Portugal. 

Neste verão atreve-te a fazer uma combinação de sabores únicos que irão garantir a experiência gastronómica mais espetacular durante as tuas refeições com vista para o mar e para a praia. 

Flores comestíveis: o que deves saber

granola com flores comestíveis
Unsplash

O mercado das flores comestíveis não para de crescer um pouco por toda a Europa. Pela preocupação em comer alimentos frescos e saudáveis, há quem escolha decorar e preencher os pratos com flores

Claramente nem todas as flores são comestíveis e algumas são tóxicas quando ingeridas. Portanto, antes de comprar flores para consumir é preciso perceber quais aquelas que não têm qualquer risco e preservam a tua segurança alimentar. Pode ser ainda interessante ficar a par dos benefícios para a saúde de cada uma das flores comestíveis. Algumas servem de remédios naturais e, quando servidas como chá, podem curar gripes e constipações ou ajudar no metabolismo. 

Importa saber que as flores comestíveis jamais conseguirão substituir uma dieta equilibrada, logo devem ser combinadas com outros alimentos com moderação. 

As flores comestíveis mais apreciadas

bolos com flores comestíveis
Unsplash

Existem várias espécies de flores comestíveis, cada uma com as suas características e sabores específicos. Algumas das flores comestíveis mais populares são:

  • Amores perfeitos: com sabor tão suave que rapidamente passa despercebido, é essencial na decoração de vários pratos e sobremesas como tortilhas e saladas de quinoa. Os amores perfeitos podem ser encontrados em diferentes cores, como vermelho, azul e até preto;
  • Rosas e cravos: as pétalas das rosas e dos cravos têm um sabor perfumado e adicionam um toque romântico, portanto ficam bem em saladas de fruta nas horas de maior calor que passas ao lado com a pessoa mais importante da tua vida; 
  • Verbenas: conhecidas pelo sabor cítrico, as pétalas das verbenas também estão disponíveis em diferentes cores e ficam bem em saladas com aromas suaves e que podem ser acompanhadas por queijos frescos leves;
  • Capuchinhas ou chagas: em tom laranja, vermelho ou amarelo, estas plantas comestíveis são intensas, mas apetecíveis pelo seu sabor picante. São indispensáveis para colocar sobre bruschettas ou pratos de arroz e combinam com pepino, queijo de cabra, tomate e azeitonas. 
  • Perpétuas: estas flores são resistentes e comuns em tons de rosa, branco e laranja. São utilizadas maioritariamente em bolos e sobremesas, mas podes ser mais atrevido e colocá-las em pratos com espinafres, couve, alface e beterraba;
  • Flor de figo: são muito parecidas com as flores de hibisco (também são comestíveis), mas destacam-se pelo toque mais adocicado. Ficam excelentes na decoração de compotas e doces que queiras preparar neste verão ou na apresentação mais elegante dos teus gelados preferidos. 

Além das flores comestíveis mais famosas, podes utilizar margaridas em saladas ou sopas, violetas em alguns molhos ou utilizar as flores de plantas herbáceas, como alecrim, tomilho e lavanda, que adicionarão aromas delicados aos pratos.

Onde comprar flores comestíveis em Portugal? 

Algumas feiras e mercados de produtos biológicos colocam flores comestíveis e ervas aromáticas à venda em conjunto. Existem também lojas de produtos naturais e gourmet que vendem uma diversidade de flores comestíveis nas secções de ervas e especiarias. 

Sugerimos que compres flores para confecionar os teus pratos online, em mercados de confiança. Algumas opções são a Mercearia Du Chef com plantas comestíveis por menos de 5 euros e a loja online Microgreen, que também comercializa flores comestíveis a excelentes preços, com entregas para todo o país. 

Cuidados a ter antes de comer flores

flores comestíveis em pão
Unsplash

Com a prática temos a certeza que vais conseguir memorizar todos os cuidados a ter com flores comestíveis. Quando consumidas com moderação e com base numa alimentação equilibrada (e sustentável), as flores comestíveis podem realmente ajudar-te na tua saúde e fazer uma diferença enorme sobretudo na maneira como finalizas os teus pratos: 

  • Qualidade: as flores comestíveis devem ser frescas, sem apresentarem manchas amarelas ou pétalas murchas. Para que consigas preservar a qualidade as flores corretamente, podes guardá-las no frigorífico envoltas em papel vegetal;
  • Preparação: lava as flores delicadamente em água corrente para remover sujidade ou poeira existentes. Apenas as pétalas das flores comestíveis são indicadas para o consumo, portanto retira os caules. 
  • Alergias: pessoas com alergias ao pólen das flores ou outras alergias, devem ter algum cuidado no consumo de flores comestíveis. Neste caso é recomendável pedir apoio a um especialista na confecção de pratos com flores comestíveis ou até ao teu médico de família. 

Assim que tiveres todos estes pontos em consideração, e em cima da mesa, poderás finalmente preparar os pratos de verão com flores comestíveis como topping. Irão mudar a tua vida e ainda elevar o teu humor pelos seus tons e aromas puros. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta