O caixote do lixo da cozinha pode ser uma fonte de maus odores mas agora podes descobrir como acabar com eles.
Comentários: 0
lixo
Freepick

Todos queremos uma cozinha limpa e bem cheirosa mas por vezes o caixote do lixo acumula odores desagradáveis e que se espalham pela casa toda. Cozinhamos uma deliciosa refeição e os restos da comida ficam dentro do caixote de lixo e mesmo se trocarmos o saco, o cheiro persiste. 

Porque um ambiente limpo e agradável também inclui o odor, é importante limpares o caixote do lixo da cozinha frequentemente para que a higiene seja mantida, para que os maus odores não apareçam nem insetos indesejados.

Limpar o caixote do lixo da cozinha: como acabar com os maus cheiros?

No dia a dia é fácil deixarmos acumular lixo e nomeadamente restos de comida no caixote do lixo da cozinha. Por muito que tenhamos o hábito de levar o lixo para a rua, ao fim de um determinado tempo o material do caixote do lixo parece que absorve os cheiros tornando-se desagradável mesmo quando está vazio.

Para evitar os maus cheiros e ajudar-te a ter sempre um caixote do lixo limpo deixamos-te algumas dicas de limpeza:

1. Esvazia o caixote de lixo completamente

Remove todo o lixo do interior do caixote e descarta-o adequadamente (a melhor solução é a reciclagem). É importante esvaziares o caixote completamente e verificares que não fica nenhum tipo de resíduo no fundo, nas laterais do caixote ou na tampa.

2. Lavagem do caixote de lixo

Na lavagem do caixote de lixo da cozinha a água deve estar quente. Junta detergente da loiça e confere que lavas todas as partes do caixote, a tampa, o interior e o exterior. Depois de lavagem com água quente, coloca água limpa, adiciona bicarbonato de sódio ou vinagre e deixa-a de molho por algumas horas. Passado o tempo necessário para a água fazer efeito, enxagua bem e certifica-se que retiraste todos os resíduos de detergente e de vinagre.

bicarbonato de sódio e vinagre
Freepick

3. Processo de secagem

Depois de enxaguares bem, o ideal é deixares o caixote secar completamente ao ar livre. Este processo de secagem natural ajuda a prevenir o aparecimento de mofo e bactérias e a possível contaminação com os panos de cozinha.

4. Acaba a limpeza com um desinfetante perfumado

Após a secagem do caixote é o momento de te assegurares que os maus odores desaparecem ao longo do tempo, e que não regressem. Para dares um toque final à limpeza do caixote de lixo podes usar um desinfetante perfumado, que para além te der um cheiro agradável, também evita que certos micro organismos cresçam no interior do caixote. Assim, terás um caixote sem maus odores e sem bactérias ou insetos.

É também importante trocares de saco regularmente para evitares a acumulação de resíduos e maus cheiros e estabeleceres uma rotina de limpeza frequente. Experimenta estas opções e vê qual é a mais adequada para eliminar os maus odores do caixote de lixo da tua cozinha.

lixo
Freepick

5. Produtos para absorver os odores

Após a secagem do caixote é o momento de te assegurares que os maus odores desaparecem ao longo do tempo, e que não regressem. Tens várias hipóteses de produtos que ajudam bastante a absorver os odores do caixote: bicarbonato de sódio, vinagre, lixívia, cascas de frutas cítricas, carvão ativado ou areia para gatos.

  • Bicarbonato de sódio - polvilha bicarbonato de sódio no fundo do caixote de lixo para absorver os odores e repete o procedimento cada vez que limpares o caixote. Também podes misturar bicarbonato com água e fazeres uma pasta para esfregares quando for o dia da limpeza.
bicarbonato
Freepick
  • Vinagre - coloca um pouco de vinagre no fundo do caixote de lixo e deixa-o agir por algumas horas antes de enxaguares com água quente. O vinagre é o produto natural recomendado para limpezas profundas porque tem propriedades desinfetantes e desodorizantes, não é tóxico e remove manchas e resíduos.
  • Lixívia – a lixívia não é um produto natural como o vinagre mas ajuda seguramente na limpeza e remoção de odores. Com uma ação fortemente desinfetante, a lixívia tem um cheiro forte que vai desodorizar o caixote de lixo e matar os micro organismos que causam os maus odores pela cozinha fora. Podes diluir a lixívia em água morna para que não seja uma solução tão tóxica e ainda assim ter os resultados desejados.
casca de laranja
Pixabay
  • Cascas de frutas cítricas – coloca cascas de limão, laranja, toranja ou qualquer outra fruta cítrica no fundo do caixote de lixo para neutralizar os odores que possam ser criados no caixote de lixo da cozinha.
  • Óleos essenciais – salpica algumas gotas de óleos essenciais que tenham propriedades desodorizantes, como o limão, lavanda, menta ou laranja, num pedacinho de algodão (ou diretamente no caixote de lixo) e deixa-a dentro do caixote para fazer a sua magia. Coloca novas gotas cada vez que substituíres o caixote de lixo.
óleos essenciais
Pixabay
  • Areia para gatos – coloca uma camada fina de areia para gatos no fundo do caixote de lixo e passado uns dias substitui por areia nova. A areia para gatos ajuda a absorver a humidade e os maus odores que possam aparecer, absorve líquidos e cria um odor neutro no caixote.
  • Carvão ativado – coloca alguns pedaços de carvão ativado no fundo do caixote de lixo para ajudar a absorver os odores e troca-os por pedaços novos passado uns dias.

Com este processo de limpeza do caixote de lixo da tua cozinha, ele vai sempre cheirar bem (assim como o resto da casa) e o ambiente não vai ser afetado pelos maus odores.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta