
Comprar uma casa nova é sempre um momento entusiasmante das nossas vidas. Contudo, também tem o seu lado menos positivo, como as mudanças, o cansaço físico e psicológico dos processos de mobilar e decorar a casa e os seus custos associados.
Ao optares por comprar um imóvel já equipado e mobilado, grande parte desses problemas simplesmente desaparecem. Isto vai permitir que a tua mudança seja muito mais ágil e facilitada. E para te ajudar na escolha do teu novo lar, apresentamos-te as casas de nova construção prontas a habitar para receberes o outono da melhor maneira.
O que é uma casa pronta a habitar?

Quando falamos em casas prontas a habitar referimo-nos a imóveis já totalmente construídos e equipados com tudo o que se considera essencial ao dia a dia dos habitantes, o que significa que apenas precisas levar os teus objetos pessoais para começares uma vida nova.
Por outras palavras, estes imóveis têm já todas as suas divisões totalmente concluídas, com pavimentos, paredes, janelas e todos os acabamentos finalizados, infraestruturas de eletricidade e canalização em funcionamento e cozinhas equipadas com eletrodomésticos essenciais e alguns extras.
Dizemos também que o imóvel está mobilado quando possui o mobiliário essencial, como camas, sofás, mesas, cadeiras e armários, por exemplo. Isto significa que, ao comprares uma casa com este conceito, podes mudar-te logo após a assinares a escritura, sem mais demoras nem complicações.
Casa equipada e mobilada: vantagens vs desvantagens

Agora que já sabes do que se trata, partimos para os pontos fortes e fracos deste conceito de habitação. É agora que colocarás os pratos em cima da balança para perceberes se é algo que se adapta às tuas necessidades e estilo de vida.
Vantagens
- Agilidade na mudança: uma vez que já tens o mobiliário e equipamentos essenciais na tua nova casa, basta fazeres a escritura e começares, de imediato, a viver no novo lar.
- Menos custos iniciais: depois do dinheiro gasto em todo o processo de compra de casa, entre valor do sinal, da entrada e de todas as burocracias como escritura e IMT, por exemplo, é sempre uma boa notícia saberes que não terás de gastar ainda mais a mobiliar a casa e a comprar eletrodomésticos e outros equipamentos que, como sabes, por norma não têm preços muito simpáticos.
- Redução do stress inicial: quando compras uma habitação já totalmente concluída e pronta a habitar, com tudo o que é essencial para o teu dia a dia, evitas uma série de chatices e fatores causadores do stress habitual de uma mudança de casa.
- Maior atratividade para o mercado de arrendamento: se o teu objetivo na compra da casa não for para tua habitação própria e permanente, mas sim gerar alguma fonte de rendimento, então ficas a saber que fazes uma excelente escolha ao comprar o imóvel equipado e mobilado, pois uma casa nestes termos tem bastante mais valorização no mercado de arrendamento, sendo especialmente atrativas para estudantes ou trabalhadores deslocados.
- Boa escolha para casa de férias: se pretendes investir numa segunda habitação, para casa de férias, por exemplo, adquirires uma já equipada e mobilada é o ideal, sobretudo se esse imóvel ficar a largos quilómetros da tua residência permanente, pois assim evitas constantes deslocações para mobiliares a casa.

Desvantagens
- Menor liberdade de personalização do espaço: ao comprares uma casa pronta a habitar, já com todos os equipamentos e mobiliário necessário, não terás tanta liberdade para personalizar o teu novo lar ao teu gosto. Mesmo na decoração terás de ter cuidado para não destoar das restantes mobílias.
- Valor de compra mais elevado: é provável que tenhas de investir mais numa casa mobilada e equipada do que numa sem quaisquer equipamentos e mobílias. Esta pode ser uma desvantagem, sobretudo se não valorizares muito as marcas de eletrodomésticos, por exemplo, pois as casas de nova construção já equipadas costumam ter eletrodomésticos de gama alta, o que valoriza o imóvel.
Perfil do comprador deste tipo de habitação

Embora estas casas se possam adequar a todo o tipo de compradores, dependendo do estilo de vida de cada pessoa e da fase da vida em que se encontra, podemos destacar quatro perfis principais.
- Famílias em começo de vida noutra região: quando as famílias são “obrigadas” a deslocar-se para uma região longe da tua “terra natal” por motivos profissionais ou outros, é normal que optem por casas já equipadas e mobiladas, pois vai facilitar muito a sua mudança e será menos uma preocupação nessa fase de adaptação à nova cidade.
- Investidores: como já referido anteriormente, é uma rápida opção e um excelente investimento para quem quer colocar o imóvel no mercado de arrendamento ou no alojamento local.
- Emigrantes de regresso ao país: há muitos emigrantes portugueses que, ao saírem para o exterior, venderam a sua casa de modo a levar para o estrangeiro algum dinheiro extra para poderem começar a sua vida num país diferente de forma mais facilitada. Isso faz com que, no regresso a Portugal, tenham de recomeçar tudo do zero. E é muito mais simples optar por adquirir um imóvel já pronto a habitar, com tudo o que é necessário ao dia a dia de uma família.
- Nómadas digitais: a procura do nosso país por parte de profissionais estrangeiros, mais concretamente nómadas digitais, tem aumentado nos últimos anos. E estes profissionais preferem, na maioria das vezes, casas já totalmente prontas a habitar, de forma a agilizar o seu processo de integração e adaptação ao novo país.
Região Norte: a rainha das casas prontas a habitar

Ao pesquisarmos no Idealista por casas de nova construção equipadas e mobiladas, podemos observar que é na região Norte que encontramos a maior oferta. Sobretudo no Litoral, embora também se registe oferta em algumas zonas mais para o interior, como Braga, Guimarães e Lousada, por exemplo.
Pelo Centro encontramos casas em Viseu, Coimbra, Leiria, Nazaré e Entroncamento. Já na Grande Lisboa a oferta é muito mais limitada, enquanto no Alentejo não existe mesmo, atualmente, casas novas prontas a habitar.
Mais a Sul, no Algarve, a oferta também não é significativa, apenas com algumas casas na zona de Portimão, Albufeira e Loulé.
Vem descobrir o teu futuro novo lar com tudo o que precisas
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Segue o idealista/news no canal de Whatsapp
Whatsapp idealista/news Portugal
Para poder comentar deves entrar na tua conta