A antiga Igreja do Convento do Beato foi reconvertida num espaço cultural e artístico. Fruto de um investimento de seis milhões de euros, que integra o plano de reabilitação iniciado há três anos, Lisboa vê assim nascer a The Chapel, um 'venue' pensado para conferências, reuniões, ativações de marca, workshops e almoços corporativos.
Este espaço tem uma área total de cerca de 1.400 metros quadrados (m2) e capacidade para receber até 500 pessoas. O projeto, assinado pelo atelier de arquitetura Risco, respeitou a herança arquitetónica do convento, combinando história e design contemporâneo.
A grande estreia do espaço está marcada para o próximo dia 29 de outubro, para receber a abertura do Tribeca Festival Lisboa 2025 onde terá lugar a antestreia mundial da longa-metragem ‘In the Hand of Dante’, dirigido por Julian Schnabel. Mas a sua inauguração oficial está prevista apenas para 2026, quando estará totalmente disponível para eventos corporativos e culturais.
A The Chapel está integrado no Beato Quarter, um projeto de regeneração urbana cujo investimento global superou os 70 milhões de euros e que abrange 10 edifícios históricos. O Convento do Beato, a antiga Igreja e vários edifícios industriais dos séculos XIX e XX estão incluídos no conjunto desses 10 edifícios. Do total de 18.000 m2 de intervenção, 8.500 m2 destinam-se a habitação e 3.500 m2 a pátios ajardinados.
A segunda fase do projeto já se encontra em preparação pela Larfa Properties, que promove o Beato Quarter. Com previsão de início até ao final deste ano, a nova etapa inclui três edifícios de habitação, com tipologias diversas entre o T1 e o T4 duplex, e estacionamento.
Catarina Quina Barros, Diretora do Convento do Beato, afirma, em comunicado, que “a The Chapel amplia a oferta do Convento do Beato com uma proposta mais versátil, concebida para quem valoriza experiências exclusivas em espaços com história”, explicando ainda que “a escolha da The Chapel para a noite de abertura do Tribeca Festival Lisboa sublinha o potencial deste espaço para acolher iniciativas internacionais de prestígio”.
“Ao recuperar e reabilitar uma antiga capela, preservamos uma parte significativa do património lisboeta e criamos um centro de cultura, criatividade e negócio, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da cidade e para a dinamização económica do bairro envolvente”, acrescenta a responsável.
Um espaço boutique versátil
A The Chapel inclui dois pisos e um terraço, afirmando-se como um espaço boutique com a capacidade de se adaptar a diferentes exigências criativas e técnicas, embora esteja especialmente vocacionado para eventos diurnos.
Combinando arquitetura histórica e design contemporâneo, este projeto distingue-se pelo seu teto elegante do piso superior, perfeito para acolher pequenas conferências, almoços ou ativações de marca. Destaque também para o pé-direito elevado e o formato longitudinal das duas salas que permitem configurar diferentes dinâmicas de evento.
Já no piso inferior podem-se encontrar as de ‘Little Chapels’, ou seja, cinco capelinhas de cada lado que podem servir como pequenas salas de ‘breakout’ ou ativações de marca.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Segue o idealista/news no canal de Whatsapp
Whatsapp idealista/news Portugal
Para poder comentar deves entrar na tua conta