
Entrar numa casa sem um único espelho é a mesma coisa que montar a árvore de Natal sem as luzes. Até funciona, mas falta-lhe algo precioso. Provavelmente não é imediato que se dê pela sua inexistência, mas quando precisares de ver se aquelas calças combinam com certa blusa, se o cabelo está como o imaginas ou se a máscara de pestanas decidiu estender-se para a pele, vais sentir falta de um espelho.
Além de ser um objeto do qual todos precisamos no dia-a-dia, também serve de elemento decorativo. Acaba por dar profundidade ao espaço, tornando-o aparentemente maior, e garante um ar muito mais sofisticado.
Conclusão? Espelhos são essenciais e podem existir em praticamente todas as divisões. Ora, mas com tantas formas e feitios qual é que mais se adequa a cada canto da casa?
Como decorar espelhos pela casa?
De madeira, bambu ou metal. Da cor branca, preta, cinza ou amadeirada. Para ocuparem a parede ou assentarem no chão. Os tipos de espelhos são quase infinitos e os catálogos das lojas são cada vez mais extensos confirmando a procura. Mas, para existir harmonia, há formas de os espalhar pela casa.
Espelhos da casa de banho: quais escolher?

A maioria dos espelhos é colocada propositadamente em cima do lavatório – quem é que não gosta de ver as caretas que faz a escovar os dentes? É sempre bom para arrancar o dia.
Redondos, quadrados, retangulares ou ovais. Não ganham muitas mais formas e costumam ser minimalistas já que aqui impera o que é pratico e responde à necessidade. Até porque estão constantemente sujeitos à humidade.
No entanto, para criar um ambiente acolhedor e relaxante, os espelhos com iluminação integrada são uma escolha adequada.
Nesta divisão, os espelhos que preenchem toda a parede, traduzem a sensação de uma casa de banho ampla, sendo, por isso, bastante requisitados. Contudo, se o espaço não apresenta grandes dimensões, um modelo oval encaixará como uma luva.

Além dos espelhos incorporados, na casa-de-banho é uma mais valia ter espelhos pequenos dobráveis para fazer zoom aos poros quando se está de pinça na mão e também dedicado a quem gosta de fazer a depilação ou lavar os dentes no banho.
Já para os adeptos de muita arrumação, os armários com espelho solucionam dois problemas de uma vez.
Espelhos do hall de entrada: um toque de classe

É o primeiro e último lugar onde se pisa e, portanto, merece uma atenção especial. Aqui os espelhos ovais perdem o protagonismo em detrimento dos espelhos redondos bem como os retangulares, que são mais usados. A não ser que estejam inseridos, por exemplo, num móvel com cabides.
O hall de entrada é o espaço ideal para investir num espelho com mais detalhes na moldura. Isto, tendo em conta que é uma divisão mais despida de decoração, pelo que fará diferença um pormenor decorativo que encha a entrada. Neste sentido, importa escolher um que case com o estilo da casa, podendo ser com relevo, com ráfia, com aspeto vintage ou outros ornamentos.

Na escolha do espelho, além do gosto pessoal, pesa também a dimensão do espaço para que haja assimetria. Se a entrada for espaçosa, um espelho retangular deitado na horizontal e posicionado em cima do móvel, saltará à vista. Contudo, se não sobrar muito espaço, um espelho redondo deixará o local mais harmonioso.
Mas porquê um espelho redondo quando podes pôr vários mais pequenos criando um padrão diferente na parede? Escolhas audazes também são sempre bem-vindas, já que aquilo que se distingue dos demais capta a atenção de quem entra e obriga quem sai a desviar o olhar naquela direção.

Ainda que a maioria dos espelhos no hall de entrada sejam fixados em cima do móvel, os espelhos retangulares podem ainda ser colocados na vertical. Posicionados de corpo inteiro ao lado dos cabides de parede, servem para que antes de cruzar a porta de saída, possa ver-se uma última vez.
Espelhos do quarto: para garantir um look impecável

É onde a maioria se veste e se arruma, por isso, mais do que um elemento decorativo, têm de ser funcionais. Espelhos de corpo inteiro aqui são fundamentais, para que não se tenha de fazer elevações de pernas de modo a avaliar como fica o outfit no seu conjunto.
A pensar nisto, várias são as casas que têm roupeiros embutidos com portas espelhadas a cobrir todo o armário. Quem já tem esta sorte, pode fazer dos restantes espelhos parte da decoração. Exemplo disso são os conjuntos de espelhos mais pequenos com ráfia ou espelhos envoltos com corda, ambos de parede, que dão um ar muito mais acolhedor.
Todavia, para aqueles que não beneficiam da mesma sorte, os espelhos retangulares deixados no chão na posição vertical criam o mesmo efeito.

Por sua vez, os espelhos de quarto que escondem um guarda-jóias dentro deles são úteis e elegantes. Habitualmente de corpo inteiro, são ideais para estarem em qualquer canto do quarto. Já os espelhos em cima do toucador, muitas vezes com luzes de acréscimo para quem gosta de se maquilhar e cuidar da pele, são uma ferramenta ideal, criando quase como se fosse um espaço dedicado aos cuidados pessoais.
Para os mais práticos e minimalistas um espelho retangular pendurado atrás da porta é sempre uma alternativa.
Os conjuntos de espelhos com diferentes formatos ou molduras originais, pendurados em cima da cómoda ou da cama, são também bons aliados na decoração do quarto e refletem luz natural.
Espelhos da sala de estar: dar foco à luz natural

Sabes quando sentes que falta algo mas o cérebro teima em desviar a resposta? São espelhos. Em cima da televisão ou do móvel da sala; atrás do sofá; postos ao alto ou numa parede aleatória. Qualquer espaço da sala serve para ter espelhos e estes têm que existir.
Com um sofá encostado a um canto, um ou vários espelhos por cima são capazes de mudar o ambiente do espaço. O que interessa é que seja minimamente proporcional para não ser engolido por uma parede enorme.

Descarta a ideia de que tens que optar por obras de arte ou espelhos. Ambos podem igualmente coexistir numa parede, enchendo-a de energia e luz natural.
Na sala, qualquer espelho posto na horizontal (quer seja em cima do móvel ao lado da mesa de jantar) ou na vertical (ao lado de uma estante ou até mesmo em pé) fica sempre bem.

Certo é que esta é a divisão onde as famílias e visitas passam mais tempo e, por isso, é encarada como se fosse a personalidade da casa. Assim, quanto mais arrojado for o espelho, melhor. Se queres transmitir um ambiente rústico e boho chic escolhe um espelho de ráfia ou madeira, já que irá proporcionar sensações aconchegantes.
Mas se contigo combina algo mais moderno, atira-te para as molduras pretas e brancas. Por sua vez, se preferires um estilo elegante, os espelhos com molduras douradas ou prateadas são a opção acertada.

Agora já sabes, se queres dar uma lufada de ar fresco à tua casa ou estás a instalar-te numa nova, espelhos são sempre uma boa ideia.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta