A segunda edição do evento de arquitetura da Exponor realizou-se nos dias 6 e 7 de novembro e recebeu 2.295 visitantes.
Comentários: 0
+Concreta – Exponor
+Concreta – Exponor
Cátia Colaço
Cátia Colaço (Colaborador do idealista news)

A Exponor – Feira Internacional do Porto recebeu, nos dias 6 e 7 de novembro de 2025, a segunda edição da +Concreta – Tendências para Arquitetura e Interiores. Esta edição foi marcada por diversos exemplos de sustentabilidade no setor dos acabamentos construtivos e de interior e pelo lançamento de várias novas marcas.

Um dos projetos apresentados tem assinatura da JGS, conhecida como “o alfaiate das torneiras”. Trata-se da sua nova marca, a Muro, que, através da incorporação de fatores de inovação e um design distintivo a preços competitivos, “quer trazer valor” e “diferenciação” ao mercado.

No que respeita a revestimentos, pavimentos, portas e janelas, equipamento elétrico, domótica, acessórios, pintura, cozinha e banho, couberam, na exposição, empresas centenárias modernizadas, projetos representativos do empreendedorismo luso na Indústria 4.0 e ‘spin-offs’ incomuns, que surgem do cruzamento de diferentes indústrias tradicionais. Exemplo disso é a Carranca, nome adotado pela nova marca da OJLC Solutions, do setor do calçado, que passou a utilizar desperdícios do processo produtivo, como tecido, cortiça, polímeros, couro e restos de madeira, que são depois reciclados e transformados em painéis para revestimento interior, totalmente sustentáveis, tendo como finalidade o isolamento residencial térmico e acústico e possuindo um efeito decorativo, refere em comunicado a organização do evento.

+Concreta – Exponor
+Concreta – Exponor

Durante o lançamento, o gerente Orlando Costa aproveitou a ocasião para dar expressão criativa ao segmento das ferragens, especificamente puxadores de portas, incorporados de resíduos provenientes da produção de calçado. A Carranca, através de um olhar mais contemporâneo, atenua o impacto negativo da indústria da construção, que continua a ser responsável por 39% das emissões globais de CO2.

Um outro paradigma é a LikeWise Pro, uma startup do empreendedor Miguel Barbosa, que demonstrou na +Concreta como os resíduos de demolição de construções urbanas podem dar luz após reciclados e convertidos em revestimentos e pavimentos inteligentes interativos (como ladrilhos, azulejos, painéis e similares), integrando tecnologia e funcionalidades da Internet das Coisas (IoT).

Por sua vez, a Azulima apresentou o projeto DegreenPlus, em parceria com a Universidade de Évora. Este projeto pretende minimizar o impacto ambiental em todas as fases do ciclo de vida do mosaico hidráulico. Já a Flowco centrou as atenções na insígnia Goma, que, através de borracha reciclada de pneus e solas de sapatilhas, dá vida a uma linha de pavimentos e revestimentos sustentáveis.

Estes “avanços técnicos e tecnológicos fazem hoje parte da arquitetura que não vemos, mas que já nos rodeia”, refere Diogo Barbosa, diretor-geral da Exponor, citado na nota. “A +Concreta mostrou tudo isto e muito mais”, acrescenta, mostrando-se satisfeito pelo total de 2.295 visitantes profissionais que passaram pelo evento.

Convívio e aprendizagem entre profissionais da arquitetura

+Concreta – Exponor
+Concreta – Exponor

O diretor-geral da Exponor referiu-se a esta segunda edição da feira bienal de arquitetos e designers de interiores, engenheiros, projetistas, técnicos e outros profissionais das áreas de acabamentos construtivos, como “uma edição bastante dinâmica”.

“E, de uma forma geral, os nossos expositores mostraram-se satisfeitos com a qualificação das visitas que receberam e dos contactos efetuados. Sentimos que a feira atrai cada vez mais público especializado, o que vai ao encontro das expectativas das empresas participantes, em sintonia com os profissionais na busca de soluções construtivas cada vez mais sustentáveis”, refere o responsável, destacando a forma como os espaços bastante abertos e minimalistas da feira favorecem “a passagem dos visitantes por todos os stands, permitindo maior interação”.

Diogo Barbosa acrescenta que “o evento está a ir ao encontro das expectativas organizativas de génese e a transformar-se no ponto de encontro dos arquitetos, onde os pares se revêm, partilham conhecimento e fazem networking”.

A +Concreta só regressará em 2027, mas entretanto vai realizar-se uma edição da histórica Concreta – Feira de Arquitetura, Construção, Engenharia e Design, também na Exponor, entre os dias 18 a 21 de novembro de 2026.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Segue o idealista/news no canal de Whatsapp

Whatsapp idealista/news Portugal
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta