A cidade de Évora vai receber, entre 13 e 15 de novembro de 2025, o 17º Congresso dos Arquitectos, organizado pela Ordem dos Arquitectos (OA). O tema é a “Inteligência Essencial” e o evento pretende chamar a atenção para a importância de uma inteligência profundamente humana, com capacidade de distinguir, compreender e transformar com sentido, impondo-se como indispensável para a prática arquitetónica, numa era em que a inteligência artificial desafia as profissões criativas.
Reafirmando a relevância social, cultural e ética da arquitetura e dos arquitetos para a construção de um futuro mais humano, justo e marcado pela sustentabilidade, esta edição propõe uma reflexão crítica e ampla sobre o atual momento que a profissão vive, mas também sobre o futuro da mesma, refere a organização do evento em comunicado.
O encontro contará com a presença de personalidades renomadas a nível nacional e internacional e estarão em debate os seguintes temas:
- Carreiras e honorários;
- Habitar - Crise demográfica e guerras;
- Arquitetura e inovação tecnológica;
- Arquitetura, património e representatividade;
- Ética, autoria e responsabilidade arquitetónica;
- Qualidade do território – alterações climáticas, água e urbanismo resiliente;
- Ensino e formação profissional;
- Internacionalização e prática global.
Esta edição do Congresso dos Arquitectos tem como principais objetivos promover a inovação responsável, reforçar a coesão territorial, a equidade no exercício da profissão e o desenvolvimento de soluções arquitetónicas acessíveis, sustentáveis e enraizadas no território, em tempos de desafios como a crise da habitação e a emergência climática.
Com este encontro, a OA reforça o seu compromisso com a promoção de uma arquitetura ética, responsável e comprometida com o bem comum, lê-se na nota.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Segue o idealista/news no canal de Whatsapp
Whatsapp idealista/news Portugal
Para poder comentar deves entrar na tua conta