Em causa está uma proposta do PSD que foi aprovada no Parlamento com os votos a favor do PS, PSD, CDS, PAN e Cristina Rodrigues.
Comentários: 0
Máscara na rua continua a ser obrigatória até 15 de abril – e multas mantêm-se
Juraj Varga por Pixabay

Vai continuar a ser obrigatório usar máscara na rua até 15 de abril. E as multas mantêm-se. Em causa está uma proposta do PSD que foi aprovada no Parlamento dia 22 de dezembro de 2020, que ditou o prolongamento por três meses do uso obrigatório de máscara na rua e espaços públicos. O BE propunha o fim das multas para quem não o fizer, mas a medida não avançou. 

A proposta do PSD foi aprovada com os votos a favor do PS, PSD, CDS, PAN e a deputada não-inscrita Cristina Rodrigues enquanto Chega e Iniciativa Liberal votaram contra – BE, PCP, PEV e a deputada Joacine Katar Moreira abstiveram-se –, escreve o Público, salientando que foi também chumbada a proposta dos bloquistas para que fossem distribuídas gratuitamente à população máscaras certificadas.

O uso de máscara é obrigatório na rua para todas as pessoas com idade a partir dos 10 anos “sempre que o distanciamento físico recomendado pelas autoridades de saúde se mostre impraticável — ou seja, cerca de dois metros”, sendo que só está dispensado dessa obrigação quem apresente atestado médico de incapacidade por se tratar de pessoa com “deficiência cognitiva, do desenvolvimento e perturbações psíquicas”, recorda a publicação.

A proposta de alteração do BE para acabar com as multas – vão dos 100 aos 500 euros para pessoas singulares e de 1.000 a 5.000 euros no caso de empresas – foi rejeitada pelo PS, PSD, CDS e Cristina Rodrigues, apesar de todos os outros partidos terem votado a favor.

Os bloquistas propunham também que, para “garantir o acesso de toda a população a máscaras certificadas”, o Governo, através das instituições e entidades públicas, distribuísse gratuitamente, “na medida do stock público disponível”, máscaras deste tipo em espaços e vias públicas. A proposta foi, no entanto, recusada com os votos contra do PSD e CDS e a ajuda da abstenção do PSD, Chega e IL.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta