Construção de linha de metro na Colômbia pela Mota-Engil

Mota-Engil na corrida por construção de linha de metro na Colômbia

Um consórcio composto pela portuguesa Mota-Engil e pela chinesa China Railway Rolling Stock Corporation (CRRC) está na corrida à construção da segunda linha do metro de Bogotá, na Colômbia. Em causa está um projeto que ronda os dois mil milhões de dólares (mais de 1,8 mil milhões de euros). Confirmando-se, será o maior contrato de sempre da Mota-Engil, sendo atualmente a lista liderada pela construção da linha ferroviária Kano-Maradi entre a Nigéria e o Níger (1.820 milhões de dólares/1.666 milhões de euros). 
pavilhão multiusos Gaia

Pavilhão multiusos em Gaia envolto em polémica vai (finalmente) avançar

O Pavilhão Multiusos Arcos do Sardão, em Vila Nova de Gaia, já deveria estar a funcionar. Mas o polémico concurso entre a autarquia, a ABB e os Irmãos Neves, e que culminou numa luta judicial, atrasou a empreitada, que só agora foi consignada. Investimento ronda os 8,5 milhões de euros e a obra deverá estar terminada em 2024.
Mota-Engil ganha obras no México e na Colômbia

Mota-Engil ganha obras no México e Colômbia e vê negócio crescer 30%

A Mota-Engil anunciou esta quarta-feira (16 de novembro de 2022) que assinou, em consórcio, dois contratos para ferrovias, um no México e outro na Colômbia, avaliados em cerca de 1.700 milhões de euros. Estes negócios, juntamente com outros consumados este ano, “permitem assegurar que o grupo irá manter a sua carteira de encomendas em níveis recorde”, revelou a construtora, salientando que “o crescimento do volume de negócios deverá superar os 30%” este ano.
Reabilitação urbana em Portugal

Reabilitação Urbana: IFRRU 2020 atinge 1.400 milhões em outubro

O Instrumento Financeiro de Reabilitação e Revitalização Urbanas 2020 (IFRRU 2020) “continua em plena execução” e atingiu, em outubro, “1.400 milhões de euros de investimento contratado em reabilitação urbana, existindo ainda dotação disponível para contratação de novos projetos”, anunciou esta terça-feira (15 de novembro de 2022) o Ministério das Infraestruturas e da Habitação.
Investimento imobiliário em alta em Portugal

Setor imobiliário enfrenta desafios – mas “está a andar para a frente”

A atual conjuntura económica deixa antever que vêm aí tempos difíceis. A taxa de inflação está alta e a bater recordes, o BCE responde com o aumento das taxas de juro, os custos de construção teimam em manter-se elevados... Mas resiliência é palavra de ordem no setor imobiliário e da construção. Os investidores estrangeiros continuam a ter Portugal no radar e o setor está a dar boa resposta, apesar dos desafios e das incertezas existentes. 
Novo hospital de Lisboa

Novo hospital de Lisboa Oriental: Mota-Engil na frente da corrida

Há novidades sobre aquela que é considerada a maior obra pública do país dos últimos dez anos. Na frente da corrida à construção e concessão do Hospital de Lisboa Oriental (HLO) está o consórcio da Mota-Engil, tendo a sua proposta sido classificada em primeiro lugar pelo júri do concurso por ser considerada “economicamente mais vantajosa”. A proposta final apresentada pelo grupo tem o valor de 257,7 milhões de euros, menos 75 milhões que a inicialmente colocada em cima da mesa.
mais de 90% das obras públicas foram adjudicadas sem concurso

mais de 90% das obras públicas foram adjudicadas sem concurso

reis campos, presidente da associação dos industriais da construção civil e obras públicas do norte (aiccopn), disse que os ajustes directos (obras adjudicadas sem a existência de concursos), que segundo a lei só devem ocorrer em casos específicos, passaram a ser regra em portugal.