Ainda há "dotação disponível para contratação de novos projetos", assegura o Ministério das Infraestruturas e da Habitação.
Comentários: 0
Reabilitação urbana em Portugal
Photo by Frank Eiffert on Unsplash

O Instrumento Financeiro de Reabilitação e Revitalização Urbanas 2020 (IFRRU 2020) “continua em plena execução” e atingiu, em outubro, “1.400 milhões de euros de investimento contratado em reabilitação urbana, existindo ainda dotação disponível para contratação de novos projetos”, anunciou esta terça-feira (15 de novembro de 2022) o Ministério das Infraestruturas e da Habitação.

O ministério liderado por Pedro Nuno Santos refere, em comunicado, que dos 430 contratos celebrados ao abrigo do IFRRU 2020, 203 dos edifícios abrangidos terão uso habitacional, havendo ainda 210 destinados a atividades económicas e 17 a equipamentos de utilização coletiva. Entre estes estão equipamentos culturais públicos e sociais e de apoio social, bem como as residências para estudantes.  De acordo com a tutela, a maioria dos projetos (345) são promovidos por empresas e os restantes por particulares, IPSS e Câmaras Municipais. 

“Com 142 edifícios já reabilitados, os projetos localizam-se nas Áreas de Reabilitação Urbana, delineadas pelos respetivos municípios, garantindo-se, assim, o seu alinhamento com a política urbana local, sendo já 89 os municípios das várias regiões do país com financiamentos IFRRU 2020, promovendo assim o desenvolvimento e a coesão territorial”, lê-se no documento. 

O comunicado sublinha que IFRRU 2020, um instrumento financeiro do Ministério das Infraestruturas e da Habitação, no âmbito do Portugal 2020, é o maior programa de incentivo à reabilitação urbana lançado em Portugal, proporcionando as melhores condições para todos os que pretendam investir na reabilitação do edificado urbano.

“Ao apoiar o investimento na reabilitação urbana gera-se mais habitação, mais emprego e mais eficiência energética, promovendo-se assim um crescimento inteligente, inclusivo e sustentável”, refere a nota.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade