
Preço das casas em Portugal seguirá 6 vezes mais elevado que salários
As dificuldades no acesso à habitação em Portugal e Espanha vão continuar a existir no curto prazo. Isto porque, segundo estima a Fitch, os aumentos nos rendimentos das famílias deverão ser “praticamente iguais” à evolução esperada dos preços das casas para 2024 e 2025. Em Portugal, o custo da habitação poderá crescer até 6% ao ano.

Portugal sobe dois níveis no rating da Fitch e “sai do lixo”
A agência de notação financeira Fitch subiu o rating de Portugal em dois níveis – a maior subida de que há registo –, passando o país de BB+ para BBB. Significa isto que a dívida deixa de ser considerada ativo especulativo ou “lixo” e que Portugal estará no radar de maiores fundos de investimento.

Radiografia do dia: Tipo de Taxa de Juro escolhida no crédito à habitação em vários países
Na Holanda não há dúvidas, as pessoas preferem pedir dinheiro emprestado ao banco para comprar casa mediante um contrato com uma Taxa de Juro Fixa, sendo que na maioria dos casos os juros não variam durante, pelo menos, os primeiros cinco anos de contrato. Situação bem diferente vive-se em Portugal, Grécia, Irlanda e Espanha, países onde há uma aposta clara na Taxa de Juro Variável aquando da concessão de crédito à habitação.

Fitch: “Desalavancagem bancária” limita recuperação dos preços das casas no país
A Fitch considera que os preço dos imóveis nos países periféricos da Zona Euro está a começar a recuperar, embora “a ritmos diferentes”. Segundo a agência de notação financeira, em Portugal, “a desalavancagem bancária está a restringir o acesso ao crédito e a limitar a procura”.

Rumores do dia
ADSE não aumenta em 2015: O Governo não deverá aumentar a ADSE no próximo ano. O desconto dos funcionários públicos e pensionistas vai manter-se nos 3,5% e desaparece a contribuição da entidade empregadora (o Estado) de 1,25% sobre os vencimentos pagos. A garantia foi dada ao Jornal de Negócios por fonte do Ministério das Finanças. (Rádio Renascença)
Fitch prevê que preço das casas se mantenha estável
A agência de notação Fitch estima que o preço da habitação vai manter-se estável em Portugal nos próximos dois anos. Segundo a empresa norte-americana, a estabilização será sustentada em dois fatores: “Em primeiro lugar, o preço das casas já é dos mais baixos na Europa (…).

Radiografia do dia: Evolução e previsão do preço da habitação em Portugal
Este gráfico indica qual foi a evolução do preço da habitação em Portugal nos últimos anos (desde 1995), bem como a previsão do mesmo para os próximos anos.

rumores
bcp propõe cortes salariais temporários para todos os funcionários: o bcp propôs ontem aos sindicatos dos bancários a redução salarial de todos os trabalhadores do banco.

rumores
fitch alerta para riscos políticos após demissões de gaspar e portas: a agência de rating fitch considerou, num comunicado emitido esta quinta-feira, que as demissões de vítor gaspar e paulo portas "demonstram os riscos políticos e de implementação inerentes ao programa de ajustamento".

radiografia do dia: evolução do preço da habitação em vários países
o gráfico em cima, que contempla dados de um estudo da agência de notação financeira fitch, revela a evolução do preço da habitação em alguns países nos últimos anos. no caso de portugal, as casas vão ficar 13% mais baratas este ano.

Preço das casas desce 13% este ano em Portugal
a agência de notação financeira fitch considera, no índice anual “briefing residential mortgage”, que o desempenho do sector imobiliário vai variar bastante este ano nos países europeus, nos eua e na austrália.

rumores
citigroup antecipa extensão de resgate a portugal: portugal está a cumprir o memorando de entendimento assinado com a “troika”, mas isso não será suficiente para colocar as contas públicas num caminho sustentável.
corte de rating põe espanha à beira do pedido de ajuda financeira
no dia em que espanha conseguiu colocar com sucesso dois mil milhões de euros em obrigações no mercado - o que era considerado o ‘teste de fogo' pelos especialistas - a agência de notação financeira fitch decidiu cortar o rating da dívida espanhola em três níveis.

Casas penhoradas em Espanha ficam 48% mais baratas
Em Espanha, as casas penhoradas pelos bancos desvalorizam 48% face às avaliações feitas aquando da concessão do crédito à habitação, pelo que, depois de serem novamente colocadas no mercado, ficam bem mais baratas, revelou um relatório da Fitch RatingsDe acordo com o Diário Económico (DE), que se ap
portugal será o terceiro país mais endividado da zona euro em 2011
portugal vai ser o terceiro país da zona euro que maior percentagem do pib vai penhorar ao longo do ano, pelo que o país vai pedir mais dinheiro emprestado em 2011 que no ano passado.