Comentários: 0

A Fitch considera que os preço dos imóveis nos países periféricos da Zona Euro está a começar a recuperar, embora “a ritmos diferentes”. Segundo a agência de notação financeira, em Portugal, “a desalavancagem bancária está a restringir o acesso ao crédito e a limitar a procura”.

Num relatório divulgado esta quinta-feira (dia 5), a Fitch discrimina a realidade existente entre os vários países. Salienta que o mercado irlandês está a começar a recuperar, que o português “estabilizou mas continua frágil” e que o espanhol deverá atingir o seu nível mais baixo no início de 2015. Em Itália e na Grécia, os mercados imobiliários ainda estão “em queda”, mas em recuperação, pelo que o cenário tende a mudar.

No caso de Portugal, a Fitch considera que a estabilização dos preços imobiliários em 2013 poderá ter sido prematura e que o rácio que compara o preço das casas com o PIB per capita ainda está um pouco acima do nível considerado sustentável. Por outro lado, “a desalavancagem bancária também está a restringir o acesso ao crédito e a limitar a procura”. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta