
Quanto custa construir uma casa nova? Mais 2,5% que há um ano
Em agosto, os custos de construção de habitação nova aumentaram 2,5% face ao mesmo mês do ano passado, segundo as estimativas mais recentes do Instituto Nacional de Estatísticas (INE). Trata-se de um valor homólogo superior ao verificado em julho (2,1%) e inferior ao de junho (2,9%). Há um ano, em agosto de 2022, a taxa de variação homóloga do Índice de Custos de Construção de Habitação Nova (ICCHN) era bem superior: 12,2%.

Parque Tejo: a herança com "impacto positivo" que a JMJ vai deixar
Há cerca de 25 anos decorria a Expo 98 em Lisboa, que foi o pontapé de partida para criar uma nova centralidade na zona Oriental da capital cheia de casas, serviços e infraestruturas, o Parque das Nações. Agora, assiste-se à revitalização do Parque Tejo, a propósito da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que vai ter “um impacto certamente positivo” no desenvolvimento social e urbano do Parque das Nações, admite Gonçalo Antunes, professor universitário na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCT-NOVA), em entrevista ao idealista/news.

Lisboa e Porto entre as 75 cidades mais caras do mundo para construir
Os custos dos materiais de construção escalaram à boleia da inflação. E isso refletiu-se nos custos finais de construção em vários países, como foi o caso de Portugal.

Hoteleira Hoti vai construir casas em Portugal com 110 milhões
Depois de passar vários anos a investir na hotelaria portuguesa, o Grupo Hoti Hotéis decidiu ir mais longe e dar o salto para o mercado residencial. A cadeia hoteleira nacional quer avançar com três empreendimentos residenciais de luxo, situados no Porto, Aveiro e São João da Madeira.

Maioria das obras estratégicas adjudicadas antes das legislativas
Apenas três dos projetos incluídos no Plano Estratégico dos Transportes e Infraestruturas (PETI) não serão adjudicados pelo atual Governo, já que, no cronograma que integra o documento, têm contratação prevista para depois das eleições legislativas, que decorrerão no outono de 2015.

obras públicas no valor de 769 milhões aguardam adjudicação
há 769 milhões de euros de obras públicas prontas a avançar, mas que tardam em ser adjudicadas.