Comprar casa em Portugal

Comprar casa ficou 13,1% mais caro no verão – e venda de casas caiu

O contexto de inflação que hoje se vive em Portugal depressa contagiou toda a economia e chegou ao setor da construção e ao mercado residencial, dando gás à subida dos preços das casas para compra. Os dados do INE, esta sexta-feira divulgados, revelam que as casas para comprar ficaram 13,1% mais caras no terceiro trimestre do ano face ao período homólogo. Mas no verão 2022 venderam-se menos casas do que no mesmo período do ano passado (-2,8%), embora este negócio tenha somado 8,1 mil milhões de euros (+9,6%). Isto quer dizer que, agora, vende-se menos casas, mas bem mais caras do que em 2021.
Fim dos vistos gold

Solução para os vistos gold? "Redesenhá-los para dar mais habitação"

Foi em 2012, em plena crise financeira, que se começou a escrever a história dos vistos gold em Portugal. Durante 10 anos, este programa ajudou a alavancar a economia e a dinamizar o imobiliário, atraindo investimento estrangeiro. Mas, esta semana, o primeiro-ministro admitiu que o Governo está a avaliar o fim dos vistos gold. Surpreendido e preocupado com este anúncio, o setor imobiliário recusa-se a colocar um ponto final na história dos golden visa, acreditando que há antes um novo capítulo para se escrever sobre os vistos dourados, que passa por colocar em prática um conjunto de soluções.
Pedir crédito habitação

Comprar casa com financiamento a 100% com crédito pessoal? Os riscos

Hoje, só é possível pedir um crédito habitação em Portugal com financiamento máximo de 90%, dadas as limitações impostas em 2018 pelo Banco de Portugal (BdP). Mas, ainda assim, há quem contorne o sistema e consiga comprar uma casa 100% financiada pelos bancos. Como? Recorrendo ao crédito pessoal para pagar o valor da entrada. Mas este duplo financiamento bancário traz riscos acrescidos para as famílias, que assumem taxas de esforço mais elevadas.
Comprar casa para arrendar

Comprar casa e colocá-la a arrendar rendeu 5,7% no segundo trimestre

Investir numa habitação para, depois, colocá-la no mercado de arrendamento é uma forma de ganhar um rendimento extra. E quanto é que este negócio rendeu no segundo trimestre de 2022? De acordo com o estudo do idealista, a rentabilidade bruta da compra de casa e posterior arrendamento foi de 5,7% neste período, um valor 0,2 pontos percentuais (p.p) inferior à calculada para o mesmo período de 2021 (5,9%). Hoje, a rentabilidade na habitação também é inferior em 1,0 p.p. em relação à observada no segundo trimestre de 2020, quando alcançou os 6,7%.
Portugueses ainda preferem comprar casa

Portugueses ainda preferem comprar casa

Os portugueses estão a optar cada vez mais por arrendar casa em vez de comprar, mas continuam a preferir ser proprietários e não inquilinos. De referir ainda que a venda de casas usadas é dominante no mercado, com a oferta a ser muito superior face aos imóveis novos. Segundo o SOL, o mercado imobiliário manteve a estabilidade nos últimos meses do ano passado, sendo que a compra de casa continua a ser a opção para a maioria dos portugueses.