"Furnish" é um estúdio artístico de pintura a óleo com um design sustentável e moderno, que se integra na cultura e na natureza.
Comentários: 0
Curiosidades imobiliárias
Cerveza Singnoi

Localizado em Rayong, na Costa do Golfo da Tailândia, o estúdio Furnish foi construído com betão reciclado e bambú, servindo de local de trabalho para o artista natural dessa zona. 

O 11.29 Studio é um gabinete/ estúdio de arquitetura sediado em Banguecoque que se foca no design sustentável e na utilização de materiais autóctones nos seus projetos. Um dos seus projetos mais destacados e conhecidos é o "Furnish Studio", um estúdio de arte de pintura a óleo. Está construído sobre o solo e rodeado por um ambiente sereno e calmo, já que na parte de trás, se pode avistar um grande lago.

Escritório sustentável
Cerveza Singnoi
Escritório sustentável na natureza
Cerveza Singnoi

E foi precisamente a variante da pintura a óleo que condicionou o desenvolvimento deste projeto. "A engenhosa formação do edifício está desenhada particularmente para o tipo de trabalho especial com pintura a óleo. Devido à constante evaporação dos componentes das tintas a óleo, requer uma ventilação adequada, pois caso contrário podia afetar a saúde e bem-estar do artista, a longo prazo. De acordo com esta condição, as paredes de ripas de bambú utilizaram-se como elemento de design", segundo o que explicam os arquitetos na sua conta de Instagram. 

Sala comum e escritório
Cerveza Singnoi

Para o design deste estúdio, o 11.29 Studio inspirou-se na envolvente da natureza e na importância da indústria na região de Rayong. Conhecida como uma das mais ricas do país asiático, está rodeada por zonas industriais onde a construção em massa e os resíduos de betão gerados são inevitáveis. Por este motivo, a equipa de design tentou reduzir as emissões geradas pela energia gasta no transporte dos materiais, recorrendo a materiais locais e sustentáveis. 

Mais concretamente, o 11.29. Studio decidiu dar uma vida nova ao betão que era desperdiçado nas industrias locais e que é característico da região. Passou a ser utilizado para construir a parede de entrada do estúdio Furnish, que é formada por uma sequência de espaçadores de betão local que conduzem os visitantes até à porta e ao interior do estúdio. Esta entrada escultural é uma expressão simples mas criativa, que demonstra como se podem criar elementos de design únicos a partir de materiais reciclados

Casa de banho do estúdio Furnish
Cerveza Singnoi
Sala e escritório do Furnish studio
Cerveza Singnoi

Para além do uso do betão reciclado, o 11.29 Studio recorreu às canas de bambú para formar as janelas flexíveis ao longo da fachada do estúdio. Estas abrem-se para permitir a ventilação frequente do espaço, um dos fatores mais relevantes para proteger a saúde dos artistas que trabalham com pintura a óleo

A eleição dos materiais sustentáveis e locais, não só reduz a pegada de carbono do projeto, como também o inclui no seu contexto natural e cultural, não fugindo das suas raízes tradicionais. Na verdade, a "pele" do edifício é uma total homenagem à região que o recebe e ao seu património industrial, uma vez que a fachada de bambú cria um harmonioso diálogo com a natureza que o rodeia o Furnish Studio. 

Artista a trabalhar no Studio
Cerveza Singnoi

Com todas estas características e pormenores, este projeto evidenciou-se pelo facto de valorizar o design sustentável e o (re)aproveitamento de materiais locais, que podem ainda ser inspiração para a criação de obras únicas e sensíveis. O estúdio de arquitetos utilizou materiais pouco habituais e transformou-os em elementos de design de destaque, ao mesmo tempo que conseguiram ir reduzindo o impacto na camada de ozono. 

O resultado é um estúdio artístico especial, sereno e creativo que se integra com perfeição no seu contexto. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta