Estes são os 3 hábitos de 225 milionários que os tornaram ricos. Vem daí descobrir e começa já a poupar dinheiro.
Comentários: 0
Como aumentar as poupanças
Pexels

Muitos ambicionam gerar riqueza abundante. Mas são poucos os que conseguem. Para estudar como é que as pessoas mais ricas do mundo pensam, o consultor financeiro e escritor Tom Corley desenvolveu em 2004 um estudo intitulado "Os hábitos dos ricos". Esta investigação decorreu durante cinco anos e passou por entrevistar 225 milionários. Contamos quais são as principais conclusões do estudo neste artigo.

De acordo com o estudo, os milionários entrevistados enquadravam-se numa destas quatro categorias:

  • Investidores poupados: não importa qual seja o trabalho, estes milionários fazem da poupança e do investimento parte da sua rotina. Ou seja, estes milionários estão constantemente a pensar em formas inteligentes de aumentar a sua riqueza;
  • Ambiciosos nos cargos corporativos: estes milionários são aqueles que trabalham para uma grande empresa e gastam todo o seu tempo e energia para conseguir subir a escada corporativa, até conseguirem um cargo executivo de alto nível com um salário extremamente alto.
  • Esforçados: estes milionários então entre os melhores no que fazem e recebem um alto rendimento pelo seu conhecimento e experiência. A educação superior (por exemplo, em direito ou medicina) geralmente é um requisito.
  • Sonhadores: os indivíduos deste grupo perseguem um sonho, como iniciar o seu próprio negócio, tornar-se ator, músico ou autor de sucesso. Os sonhadores amam o que fazem e a sua paixão transparece-se nas suas contas bancárias.

A rota dos investidores poupados é a menos arriscada, pelo menos comparada com o percurso de quem quer perseguir um sonho empreendedor ou uma paixão artística. Mas 88% dos milionários entrevistados por Tom Corley afirmaram que poupar, em particular, era fundamental para o seu sucesso financeiro no longo prazo.

O mesmo estudo indica que um milionário médio levou entre 12 e 32 anos para acumular um património líquido entre 3 e 7 milhões de dólares (ou seja, entre 2,96 e 6,90 milhões de euros, considerando a taxa de câmbio atual).

Como poupar mais dinheiro
Pexels

3 hábitos dos milionários que podes adotar

Mas o que fizeram, em concreto, este milionários para conseguir acumular tamanha riqueza? De acordo com o estudo de Tom Corley, estes são os três hábitos mais comuns dos ricos, que podem ser adotados por qualquer um:

1. Poupar 20% do salário liquido

Todos os investidores poupados economizaram de forma consistente 20% ou mais do seu salário líquido. Muitos conseguiram fazê-lo, mediante a transferência de uma percentagem fixa do seu salário para uma conta poupança. Em geral, 10% destinava-se ao plano de pensões da empresa e os outros 10% iam automaticamente para uma conta poupança separada. E, uma vez por mês, estes milionários transferiram as suas poupanças acumuladas para uma conta de investimento.

Mesmo que 20% seja uma percentagem muito alta para ti, poupar um valor menor de forma consistente pode ajudar-te a alcançar as tuas metas financeiras no futuro.

2. Investir regularmente uma parte das poupanças

Os milionários investem constantemente as suas poupanças e o seu dinheiro nos depósitos a prazo. Quando começaram, estes juros compostos não eram muito significativos. Mas, ao fim de 10 anos, os milionários começaram a acumular uma riqueza significativa. No final das suas vidas profissionais, a riqueza dos entrevistados cresceu para uma média de 3,3 milhões de dólares (cerca de 3,25 milhões de euros).

Já os milionários que se arriscaram a perseguir um sonho e construíram um negócio próprio (também conhecidos como empreendedores dos sonhos) não tinham a capacidade de investir as suas poupanças, especialmente na fase inicial do caminho. Isto porque as poupanças conseguiam eram usadas para financiar o seu sonho. Ainda assim, uma vez que a maioria destes empreendedores alcançou o sucesso, começaram imediatamente a investir os seus lucros.

Como investir as poupanças
Pexels
3. Ser extremamente ponderado

Ser ponderado é um dos denominadores comuns entre os investidores poupados, os ambiciosos nos cargos corporativos e os milionários esforçados.

Para estes milionários, a ponderação começou no momento em que receberam o seu primeiro salário. Para os empreendedores sonhadores, começou no momento em que o seu sonho criou um fluxo de caixa suficiente para permitir que estes poupassem dinheiro e investissem.

Ser ponderado e conservador em relação ao dinheiro requer três coisas:

  • Consciencialização: estar ciente de como o dinheiro é gasto;
  • Foco na qualidade: gastar dinheiro em produtos e serviços de qualidade;
  • Comprar a preços acessíveis: gastar o mínimo possível procurando o menor preço.

Note-se que ser ponderado, por si só, não te vai tornar rico. É apenas uma peça do quebra-cabeça “hábitos de riqueza” - e há muitas peças. Mas isso vai ajudar-te a poupar mais dinheiro no longo prazo. E quanto mais poupares, mais dinheiro terás para investir.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta