
"Via verde" para a imigração: construção lidera vistos emitidos
A “via verde” criada para acelerar a contratação de trabalhadores estrangeiros pelas empresas portuguesas permitiu a emissão de, pelo menos, 161 vistos nos primeiros quatro meses de funcionamento. O setor da construção obteve mais de 100 vistos emitidos, enquanto a agricultura já conta com 60. O protocolo foi assinado, na primavera, pelo Governo e cinco confederações empresariais, com o objetivo de dar prioridade à emissão de vistos para trabalhadores recrutados fora do país.

Vistos gold: Portugal acelera processos após longos atrasos
Portugal está a acelerar os tempos de processamento de candidaturas ao programa Golden Visa – também conhecido como vistos gold –, após longos atrasos verificados nos processos, que acabaram por “manchar” a imagem do programa. O mesmo oferece aos investidores estrangeiros, em algumas circunstâncias, a possibilidade de obter uma autorização de residência em Portugal através de investimentos em áreas específicas, como imobiliário, criação de emprego, ou transferência de capital.

UE aprova revisão de diretiva para autorizações de trabalho e residência
O Conselho da União Europeia (UE) autorizou esta sexta-feira (12 de abril de 2024) a revisão de uma diretiva que concede autorização de trabalho e residência a cidadãos de países de fora do bloco comunitário. Em comunicado, o Conselho anunciou que com a adoção desta diretiva preenche as lacunas que persistiam sobre migrações legais para a UE.

Os passaportes mais poderosos do mundo são... (Portugal está no top 5)
Qual é o passaporte mais poderoso do mundo? Ou, por outras palavras, aquele que permite viajar para mais destinos/países sem necessidade de visto prévio? A liderar a lista encontra-se Singapura, que destronou do primeiro lugar do ranking o Japão, que ocupava a liderança há cinco anos. Os cidadãos naturais de Singapura podem visitar 193 destinos no mundo sem visto, num total de 227. Portugal surge também no top 5.

Nómadas digitais: “Há potencial para dinamizar interior de Portugal”
Andam de mala às costas de país em país, conhecendo o mundo a trabalhar. Esta é a vida dos nómadas digitas. Muitos querem morar em Portugal durante vários meses, procurando comunidades preparadas para os receber, como há em Lisboa, Porto ou na Madeira. Vivem, sobretudo, em alojamentos temporários. Mas há sempre quem “se apaixone pelo país” e queira fixar-se. “Vemos hoje nómadas digitais a ficarem mais de seis meses em Portugal, a trazerem as suas empresas, a recuperarem imóveis, a fazerem parte da comunidade local”, adianta em entrevista ao idealista/news o presidente da Digital Nomads Association Portugal. Esta é, portanto, uma oportunidade para descentralizar o movimento de Lisboa e dar a conhecer o interior do país, que está a ser despovoado ano após ano.

Nova lei dos estrangeiros dá vistos a mais de 5.600 cidadãos da CPLP
Foi no final do ano passado que entrou em vigor a nova Lei dos Estrangeiros em Portugal, que veio facilitar a emissão de vistos para os cidadãos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). De lá para cá, a medida tem dado frutos, já que foram emitidos 5.675 vistos para cidadãos destes países que procuram trabalho em Portugal.

Cidadãos de países da CPLP com autorizações de residência em 72 horas
Os cidadãos oriundos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) passam a beneficiar de um regime simplificado para aceder à autorização de residência em Portugal. O pedido é feito através de uma plataforma digital, que está disponível desde segunda-feira (13 de março de 2023), e os candidatos receberão o documento que atesta a sua autorização de residência em Portugal “em regra” em 72 horas, pelo custo de 15 euros.

Vistos gold: pedidos feitos depois de 16 de fevereiro congelados
Na proposta de lei do programa Mais Habitação, o Governo adiantou que só os pedidos de vistos gold submetidos até ao dia 16 de fevereiro de 2023 - e que aguardam decisão junto das entidades competentes - é que se mantêm válidos, ficando os restantes congelados, se submetidos depois dessa data.