Agenda do trabalho digno

Agenda do Trabalho Digno aprovada: guia para empresas e trabalhadores

A Agenda do Trabalho Digno, que tem feito correr muita tinta ao longo dos últimos meses, obteve luz verde no Parlamento esta sexta-feira, dia 10 de fevereiro. E traz várias novidades que vão mudar o Código do Trabalho, reduzindo o número de renovações dos contratos temporários, criando a licença por luto gestacional e prevendo o projeto-piloto da semana de quatro dias, por exemplo. Neste guia mostramos algumas das 70 medidas que prevê a Agenda do Trabalho Digno e explicamos o que vai mudar no mundo laboral em 2023.
Semana da 4 dias de trabalho

Semana de 4 dias: empresas podem inscrever-se até 15 de fevereiro

O projeto-piloto referente à semana de 4 dias de trabalho está prestes a arrancar em Portugal. E a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social adiantou que há 90 empresas que já manifestaram interesse em aderir a esta iniciativa, que vem avaliar a aplicação de novas formas de organização do tempo de trabalho no setor privado. As empresas interessadas em aderir à semana de 4 dias têm até dia 15 de fevereiro para concretizarem a inscrição definitiva, adiantou ainda Ana Mendes Godinho.
burnout

Do vício no trabalho ao burnout: o que é ser workaholic?

Um workaholic é alguém que coloca a carreira no centro de tudo – acima até da vida pessoal, do tempo de descanso ou férias. Trata-se de uma pessoa viciada em trabalho, que não consegue desligar-se das tarefas mesmo nas horas vagas, e que investe mais tempo e energia no trabalho do que é exigido. Na realidade, este comportamento pode ser uma armadilha perigosa, e uma ameaça à saúde mental que pode dar origem a estados de burnout.
Trabalhas horas a mais? Isso pode afetar a tua produtividade e saúde

Trabalhas horas a mais? Isso pode afetar a tua produtividade e saúde

É a tua hora de sair. Já fizeste todo o trabalho de hoje e até conseguiste adiantar temas pendentes. Queres ir embora, mas em vez disso ficas a fazer tempo, para tentar ganhar pontos junto dos chefes. Soa-te este cenário? Um recado para as empresas: trabalhar mais horas não significa produzir mais e os riscos da carga horária laboral excessiva não apenas doenças físicas, mas também do foro psíquico, com sintomas depressivos, ansiedade, perturbações do sono.
rumores

rumores

aumento do horário de trabalho só deve ser aprovado em setembro: as leis relativas ao aumento da carga horária e à requalificação dos trabalhadores do sector público só devem ir à votação na próxima sessão legislativa, que arrancará em setembro. "o governo não será ouvido esta semana.