O mercado de habitação em Lisboa e no Porto continua a ficar mais caro ano após ano. Mas os dados dos municípios escondem uma realidade bem díspar ao nível dos preços das casas em cada zona, que evoluem de formas bem diferentes. Os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram que houve mesmo uma queda dos preços das casas vendidas em sete freguesias da capital, com destaque para Marvila, e em duas zonas da Invicta (Campanhã e a Foz).
Marvila regista maior queda dos preços em Lisboa
No último ano terminado em junho de 2025, o preço mediano das casas vendidas no município lisboeta foi de 4.525 euros por metro quadrado (euros/m2), tendo registado um crescimento anual de 7,7%. Mas os preços das casas não subiram em todas as zonas da capital.
“Em sete das 24 freguesias do município de Lisboa o preço mediano das vendas foi inferior ao verificado no trimestre homólogo, salientando-se com os decréscimos mais significativos as freguesias de Marvila (-16,9%) e Areeiro (-12,7%)”, lê-se no boletim do INE publicado no final de outubro. As outras quedas nos preços foram observadas nas freguesias de Santo António, Santa Maria Maior, Arroios, Misericórdia e Belém.
A grande maioria das freguesias de Lisboa (17 das 24) continua a sentir os preços das casas a aumentar – e algumas a alta velocidade. Contabilizaram-se dez zonas da capital onde o custo da habitação subiu mesmo a dois dígitos no último ano, com os maiores crescimentos a serem registado no Beato (32,3%) e em Campolide (23,4%).
Foi precisamente a valorização da habitação na capital nos últimos anos que explica o facto de haver sete freguesias com preços acima dos 5.000 euros/m2. O metro quadrado (m2) mais caro de todos continua a ser encontrado em Santo António (6.031 euros), apesar da correção anual de preços. O Parque das Nações é a segunda freguesia mais cara para comprar casa (5.840 euros/m2) e a subida de preços continua a não dar tréguas, tendo crescido 17,4%.
A zona mais acessível para comprar casa em Lisboa é Santa Clara, onde o custo mediano da habitação está em 3.450 euros/m2, depois de ter subido 5,6% no último ano.
Ao nível das casas vendidas, o INE informa apenas que “a freguesia do Lumiar registou o maior número de transações de alojamentos familiares (857) e Carnide o menor (128) nos últimos 12 meses terminados em junho de 2025".
Porto: casas na Foz e Campanhã estão mais baratas
A realidade da habitação no município do Porto consegue ser bem diferente da observada na capital, apresentando, desde logo, valores bem inferiores. O preço mediano das casas vendidas no Porto foi de 3.060 euros/m2, tendo crescido 2,3% no último ano terminado em junho.
Analisando à lupa o concelho da Invicta, salta à vista que os preços das casas desceram em duas zonas, tal como revela o instituto:
- Campanhã (-8,5%), uma freguesia em clara expansão urbana, apresentando o custo do m2 da habitação mais baixo de todos (2.819 euros);
- União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde (-3,6%), a zona nobre do Porto onde comprar casa é mais caro (3.836 euros/m2).
Todas as outras cinco zonas viram os preços das casas a subir a um ritmo superior ao próprio município do Porto. O maior aumento do preço das casas vendidas foi observado na União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos (10,5%).
“O número de vendas de alojamentos familiares nas freguesias do município do Porto variou entre 1.002 na freguesia de Paranhos e 354 na União das freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde”, refere o mesmo boletim.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Segue o idealista/news no canal de Whatsapp
Whatsapp idealista/news Portugal