
Famílias portuguesas vivem “sem margem” e dependem dos avós
As famílias vivem em Portugal "sem margem" para surpresas no orçamento e os avós e mulheres têm servido de "almofada" para os efeitos da crise, revela um estudo realizado no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra.

Rumores do dia
Governo pondera regresso da CES em 2015: O Governo não apresentará mais propostas para uma reforma global das pensões, mas não afasta a hipótese de voltar a fazer cortes temporários. Nesse sentido, a Contribuição Extraordinária de Solidariedade (CES) poderá estar de volta em 2015, até porque, segundo alguns constitucionalistas, o Tribunal Constitucional (TC) deixou a porta aberta para tal. (Jornal de Negócios)

Radiografia do dia: Cortes nas pensões em 2014 e em 2015
Os cortes nas pensões de reforma vieram para ficar, mas a partir de 2015 serão menores do que os exigidos pela Contribuição Extraordinária de Solidariedade (CES) este ano.
Nova lei das pensões apresentada até julho
O Ministério das Finanças assegurou que a medida que vai substituir a Contribuição Extraordinária de Solidariedade (CES) ainda não está finalizada e só será discutida com a troika na 12ª avaliação, com vista à entrega de um projeto-de-lei ao Parlamento até ao final de julho.
Pensionistas levam novo corte quinta-feira
A nova Contribuição Extraordinária de Solidariedade (CES) que afecta quem recebe mais de 1000 euros brutos de pensões começa a ter efeitos a partir desta semana. O Instituto de Segurança Social (ISS) esclarece que a CES, tal como está prevista no Orçamento Rectificativo, “é aplicada já nas pensões de Abril”.

Corte nas pensões depende da evolução da economia e da demografia
O Governo já tem uma fórmula para substituir a Contribuição Extraordinária de Solidariedade (CES) e tornar definitivos os cortes nas pensões a partir do próximo ano. Segundo fonte do Ministério das finanças, a ideia passa por fazer depender o valor das pensões da evolução da economia e da demografia.

Rumores
Troika quer cortes permanentes de dois mil milhões de euros: O Governo ficou de apresentar à troika cortes permanentes na ordem dos dois mil milhões de euros para poder concluir a 11ª avaliação. As medidas que a ministra das Finanças disse ter de apresentar são as alterações na tabela remuneratória da Função Pública e os cortes nos suplementos remuneratórios, que servem para substituir os cortes salariais transitórios, que estão em vigor desde 2011. (Diário Económico)

Cavaco Silva promulgou Orçamento Retificativo e nova CES
Cavaco Silva promulgou o Orçamento Retificativo (OR) para 2014, aprovando, desta forma, a aplicação da versão ampliada da Contribuição Extraordinária de Solidariedade (CES). O chefe de Estado pode ainda recorrer a um pedido de fiscalização sucessiva, uma possibilidade que os partidos da oposição já disseram que vão concretizar.

IRS: só as pensões acima de 2.300 euros beneficiam com dedução da CES
A Contribuição Extraordinária de Solidariedade (CES) deve ser tida como uma contribuição obrigatória para a Segurança Social (SS), pelo que deve ser colocada no campo “contribuições” da declaração de IRS.

Governo atribuiu subsídio de alojamento a 24 membros da sua equipa
Desde o início da legislatura, o Governo já atribuiu o subsídio de alojamento a pelo menos 24 membros da sua equipa, incluindo três ministros, 15 secretários de Estado e seis chefes de gabinete.

Rumores
Governo garante 270 milhões com nova CES: O reajuste da contribuição extraordinária de solidariedade (CES) - que o Governo anunciou como medida transitória para compensar com o chumbo do Tribunal Constitucional à convergência das pensões da CGA com o privado - deverá garantir aos cofres do Estado ce

rumores
governo admite suavizar ces para reformados do estado: o governo está a estudar uma suavização do impacto da contribuição extraordinária de solidariedade (ces) sobre os pensionistas do estado.

pensionistas que recebem mais de 1.400 euros brutos perdem rendimento mensal
os pensionistas que recebem mais de 1.400 euros brutos por mês vão perder rendimento mensal face ao que recebiam no ano passado, mesmo com a reposição do subsídio de natal.

portugal tem a carga fiscal mais elevada da europa em 2013
os trabalhadores e pensionistas portugueses terão este ano a carga fiscal mais elevada da europa quando comparada com os cinco países mais ricos do continente, sendo que o fosso entre os contribuintes é ainda mais visível nos reformados.

taxa de solidariedade passa a abranger mais de 272 mil pensionistas
termina hoje o prazo para o presidente da república decidir se solicita ao tribunal constitucional (tc) a fiscalização preventiva do orçamento do estado (oe) para 2013.

greve geral: quem assegura os serviços mínimos?
o tribunal arbitral do conselho económico e social (ces) fixou serviços mínimos para os ctt durante a greve geral de quinta-feira, que incluem a abertura de uma estação de correios por município e o tratamento de encomendas com medicamentosno que respeita aos transportes, o metropolitano de lisboa,