Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

IMI: proprietários reclamam atualização automática após nova reavaliação de imóveis pelas Finanças

Autor: Redação

Os proprietários querem que os valores fiscais dos imóveis sejam atualizados automaticamente, após a revisão que está a ser feita pelas Finanças dos coeficientes de localização e zonamentos, sem que seja necessário pedir uma reavaliação do ativo imobiliário. 

Os coeficientes são elementos que compõem a fórmula de cálculo do valor patrimonial tributário (VPT) dos prédios - sobre o qual incide depois o IMI - e que variam em função de elementos como acessibilidades, transportes públicos, equipamentos sociais e valor de mercado imobiliário.  

Se os valores fiscais dos prédios não forem atualizados automaticamente pelo Fisco, na sequência da revisão dos coeficientes de localização em curso, não estará garantida a igualdade tributária, segundo escreve o Jornal de Negócios, citando a Associação Lisbonense de Proprietários.

Para Meneses Leitão, presidente da ALP, "os atuais coeficientes estão desatualizados e tão elevados que só poderão descer", pelo que o Fisco devia, automaticamente, actualizar as matrizes e fazer reflectir isso no IMI. Mas as Finanças não pensam assim, de momento.

Já a Associação de Inquilinos Lisbonenses, também citada pelo Negócios, defente que "é preciso baixar o VPT e, por essa via, o IMI, que é um peso muito grande para 75% das famílias".