
Inquilinos consideram propostas da comissão das rendas “insuficientes e minimalistas”
Romão Lavadinho, presidente da Associação dos Inquilinos Lisbonenses (AIL), considera que as propostas apresentadas pela Comissão de Monitorização da Reforma do Arrendamento Urbano no seu 3° relatório “são parcas, tímidas, insuficientes e minimalistas”. “Não consideram as vastas consequências negativas da lei, nem resolvem questões essenciais”, referiu.

Inquilinos querem prazo alargado para provar carência económica
A nova lei das rendas estipula que os inquilinos que invocaram carência económica tenham de comprovar esta sua situação a cada 12 meses. Em muitos casos, este prazo termina antes das finanças emitirem as novas declarações do RABC. Nesse sentido, os inquilinos querem ter um prazo maior – entre 30 a 60 dias após a emissão da liquidação do IRS – para pedirem a declaração de RABC.

Ajustamentos à lei das rendas só entram em vigor no segundo semestre
A Comissão de Monitorização da Reforma do Arrendamento Urbano, que estava a avaliar a sua implementação, entregou a avaliação final esta quinta-feira ao ministro do Ordenamento do Território, Jorge Moreira da Silva. O governante quer entregar ao Parlamento as propostas do que quer alterar até 30 de junho, pelo que eventuais alterações à lei só entrarão em vigor no segundo semestre.

Lei das rendas: novas propostas conhecidas hoje
A Comissão de Monitorização da Reforma do Arrendamento Urbano entrega hoje (dia 8) ao ministro do Ambiente Jorge Moreira da Silva o seu relatório final, com a avaliação da lei – entrou em vigor e novembro de 2012 e tem gerado muita polémica – e propostas de alteração e melhoria.

Governo admite fazer “ajustamentos pontuais” na lei das rendas até junho
O Ministério do Ambiente admite fazer “ajustamentos pontuais” à nova lei do Arrendamento Urbano, que entrou em vigor em novembro de 2012, na sequência da ponderação que está a fazer das recomendações que têm sido efetuadas pela Comissão de Monitorização da Reforma do Arrendamento Urbano (CMRAU).

Senhorios e inquilinos criticam Balcão Nacional de Arrendamento
As associações de proprietários e inquilinos criticaram o funcionamento do Balcão Nacional de Arrendamento (BNA) na reunião da comissão de acompanhamento da lei do Arrendamento Urbano, que se realizou sexta-feira, dia 14.Citado pelo Diário Económico, Romão Lavadinho, presidente da Associação de Inqu

Comissão discute amanhã arrendamento habitacional
A comissão de acompanhamento da nova lei do Arrendamento Urbano, que entrou em vigor a 12 de novembro de 2012, volta a reunir-se esta sexta-feira (dia 14).

Lei das rendas: Governo admite fazer “ajustamentos pontuais”
O ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva, revelou esta terça-feira que o Governo admite fazer “ajustamentos pontuais” na lei das rendas, que entrou em vigor a 12 de novembro de 2012.

Comissão das rendas quer alterar regime de despejo por obras
A comissão de acompanhamento da lei das rendas reuniu-se nos últimos meses várias vezes para discutir a aplicação das novas regras no mercado não habitacional – comércio e escritórios –, sendo que deve ser votado esta sexta-feira (dia 10) um projeto de relatório.
Rendas: proprietários divididos com alargamento para dez anos do prazo de transição
Os proprietários estão divididos quanto à possibilidade de alargamento do prazo de transição previsto na nova lei das rendas para as pequenas empresas.
Comissão sugere alteração à lei no arrendamento não habitacional
A comissão de acompanhamento da lei das rendas deve reunir-se esta sexta-feira (dia 10) e aprovar o relatório com algumas propostas de alteração para o arrendamento não habitacional.

Troika reúne-se com Comissão de Monitorização da lei das rendas
A troika reúne-se hoje (quinta-feira, dia 12) com a Comissão de Monitorização da Reforma do Arrendamento Urbano para ouvir as principais conclusões a que chegou esta entidade, criada para seguir no terreno a aplicação da nova lei das rendas, que entrou em vigor há precisamente 13 meses.Segundo o “Jo

balcão nacional de arrendamento rejeitou quase mil despejos
entre janeiro e maio, o balcão nacional de arrendamento (bna) emitiu 193 títulos de desocupação de casas, tendo recusado 939 requerimentos de despejo. segundo dados do ministério da justiça, até final de julho, foram registados 1.867 requerimentos de despejo.

comissão que fiscaliza lei das rendas tem novo presidente
a comissão de acompanhamento à lei das rendas, que entrou em vigor a 12 de novembro, tem um novo presidente, o constitucionalista rui medeiros, que substitui o demissionário (também constitucionalista) tiago duarte.