Prestação da casa a descer

Novos créditos habitação: prestação da casa volta a descer em janeiro

As prestações da casa nos novos créditos habitação voltaram a descer em janeiro de 2024. É isso mesmo que mostram os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) esta segunda-feira divulgados: o valor médio da prestação da casa foi de 639 euros para os contratos celebrados nos últimos três meses, ou seja, 12 euros inferior ao observado em dezembro. Por detrás desta descida está a terceira diminuição consecutiva das taxas de juro para 4,315% em janeiro de 2024, motivadas pelo recuo da Euribor, bem como pela maior contratação de taxas mistas mais acessíveis. Já olhando para todos os créditos habitação existentes no país, a realidade é outra: tanto os juros, como as prestações da casa voltaram a subir, mantendo-se em máximos de 2009.
Valor do m2 para os bancos

Crédito da casa: m2 voltou a valer mais para a banca no final de 2023

Depois de passar os últimos dois meses a descer, o metro quadrado (m2) voltou a valer mais para os bancos em dezembro de 2023, tendo-se fixado nos 1.536 euros, o mesmo valor registado em outubro. E fazendo um balanço do ano passado, o Instituto Nacional de Estatística (INE) revela que o valor mediano de avaliação bancária na habitação subiu 8,6% face a 2022, tendo este crescimento sido mais expressivo nos apartamentos do que nas moradias.
Prestações da casa a descer

Novos créditos habitação: juros descem pelo 2º mês consecutivo

As recentes descidas das taxas Euribor já estão a ter efeitos nos novos créditos habitação em Portugal. Os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) esta sexta-feira divulgados mostram que, nos contratos celebrados nos últimos três meses, a taxa de juro desceu para 4,342% em dezembro, sendo esta a segunda diminuição registada nos últimos 20 meses. E, em resultado, também as prestações da casa ficaram ligeiramente mais baratas. Mas olhando para a totalidade dos empréstimos habitação voltou-se a sentir uma subida dos juros, assim como das prestações da casa, que estão em máximos de 2009.
Crédito habitação em Portugal

Crédito habitação: montante total sobe (um pouco) pela 1.ª vez em 2023

O valor total de crédito habitação em Portugal esteve a descer durante 10 meses consecutivos, tendo registado em outubro o menor valor desde maio de 2022. Esta tendência foi sustentada pelo aumento de amortizações antecipadas ao longo do ano estimuladas por vários apoios, bem como pela redução da procura por empréstimos habitação. Mas em novembro de 2023 o Banco de Portugal (BdP) revelou que o montante total de créditos habitação aumentou ligeiramente face ao mês anterior para 99,1 milhões de euros, muito embora se encontre abaixo do valor total apurado um ano antes.
Crédito habitação de taxa mista

Crédito habitação a taxa mista em alta - e BCP dá desconto no spread

Os portugueses continuam a contratar créditos habitação em Portugal para comprar casa. Mas, devido aos altos juros e perda de poder de compra, fazem-no hoje de forma diferente. Se antes, quando a Euribor estava negativa, a taxa variável era a mais contratada, agora observa-se que taxa mista é a escolha da maioria das famílias que decidem assinar novos empréstimos habitação. E isto acontece porque há uma “forte concorrência” entre os bancos para atrair mais clientes, oferecendo taxas mistas mais atrativas. Um deles é mesmo o Millennium bcp que dá desconto no spread dos novos créditos habitação a taxa mista aprovados até ao final do ano. Explicamos tudo na rubrica do Crédito habitação do mês de dezembro.
Avaliação da casa

M2 das casas volta a valer menos para os bancos em novembro

Os bancos em Portugal estão a fazer cada vez mais avaliações de casas, mas o metro quadrado (m2) vale menos há dois meses consecutivos. É isso mesmo que mostram os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgados esta quarta-feira: foram realizadas 29.251 avaliações bancárias em novembro, mais 8,9% do que no mês anterior. Mas o valor mediano do m2 desceu para 1.530 euros, menos seis euros face a outubro. Este é o segundo mês consecutivo que o valor da avaliação bancária das casas cai em Portugal.