O Banco de Portugal (BdP) já anunciou que vai apertar as regras na concessão de crédito habitação, a começar pela redução do limite máximo da taxa de esforço de 50% para 45%. E o mercado deverá adaptar-se a esta nova realidade para aceder aos empréstimos da casa. É esperada uma maior procura por créditos habitação a taxa fixa ou mista e ainda mais pedidos de ajuda aos intermediários de crédito.
Quem o diz é a Cláudio Santos, vice-presidente da Associação Nacional dos Intermediários de Crédito Autorizados (ANICA), que entende o aperto das regras do crédito habitação pelo BdP “de um ponto de vista preventivo”, na “tentativa de mitigar algo que possa surgir no médio prazo”, cita o Jornal de Negócios. Mas estima que só esta medida “irá provocar uma redução de 8% a 12% no crédito de habitação concedido".
Tanto os bancos como as famílias tendem a adaptar-se às novas regras de concessão de crédito habitação que o banco central está a preparar. "As taxas fixas e as taxas mistas também são boas alternativas para as famílias poderem equacionar, para poderem conseguir ter acesso ao crédito", antecipa Cláudio Santos ao mesmo jornal. Já a guerra de spreads bancários não deverá acontecer, devido aos riscos e por não haver muita margem de descida (spreads já estão abaixo de 1%).
Além disso, as famílias vão tentar procurar mais ajuda para tentar encaixar os novos critérios. Neste sentido, o vice-presidente da ANICA acredita que “a função do intermediário de crédito vai ganhar uma nova importância, porque ficará mais difícil o acesso ao crédito, pelo que será importante utilizar o intermediário para perceber efetivamente onde é que temos acesso, quais são as condições, onde é que podemos ir", lê-se na mesma publicação.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Fica a saber mais sobre o idealista/news.
Whatsapp idealista/news Portugal








Para poder comentar deves entrar na tua conta