
Direito ao esquecimento no crédito habitação: lei em consulta pública
O Governo vai submeter a consulta pública a regulamentação do chamado “direito ao esquecimento”, medida que pretende impedir a penalização de pessoas que tenham tido doenças graves, como cancro ou VIH, no acesso a crédito habitação e seguros de vida. A legislação existe desde 2021, mas só agora se prepara a sua aplicação prática.

Crise global no acesso à habitação: as soluções do FMI
Não é só em Portugal que o acesso à habitação é uma preocupação. Este é um problema que assola as famílias que vivem em vários países, como é o caso de Espanha, EUA, Canadá ou Reino Unido.

Habitação valoriza 13,7% para a banca (há novo recorde em dezembro)
Há cada vez mais casas a serem avaliadas pelos bancos, com vista a aceder ao crédito habitação. E também por valores cada vez mais elevados. O Instituto Nacional de Estatística (INE) revela que o valor mediano da avaliação bancária na habitação aumentou para 1.747 euros por metro quadrado (euros/m2) em dezembro, mais 13,7% face ao período homólogo. Este é mesmo o maior valor de que há registo.

Direito ao esquecimento: lei vai ter regulamento até ao final de 2025
Há três anos, o Parlamento aprovou a lei do direito ao esquecimento, para facilitar o acesso ao crédito habitação e seguros a pessoas que superaram doenças graves. Mas o regulamento desta lei ainda não viu a luz do dia, dificultando a sua aplicação prática.

Banca da Zona Euro endurece condições de acesso ao crédito
Os bancos da Zona Euro endureceram as condições de acesso ao crédito no quarto trimestre e continuarão a fazê-lo nos primeiros meses de 2024, devido ao aumento da perceção de risco face às perspetivas económicas.
De acordo com o inquérito aos bancos sobre o mercado de crédito publicado esta terça-f

Alívio no teste de stress impacta transferência de créditos habitação
A forma de cálculo para a concessão de novos contratos de crédito habitação sofreu mudanças na reta final de 2023.

Juros nos 5% e acesso ao crédito difícil: europeus mantêm expectativas
Todos os meses, o Banco Central Europeu (BCE) questiona os residentes sobre as suas expectativas e perceções relativas ao mercado de habitação e ao acesso ao crédito. E, no inquérito de julho, os europeus revelaram, em termos gerais, manter as suas expectativas quanto ao funcionamento do mercado.

Procura de crédito ao consumo dispara em maio: quanto?
A inflação e a subida dos juros no crédito habitação continuam a pressionar os orçamentos das famílias e a reduzir o poder de compra. E para ajudar na gestão de contas no imediato, há quem peça créditos ao consumo, como créditos pessoais e créditos automóvel.

Banca: medida para facilitar acesso ao crédito da casa "é positiva"
A Associação Portuguesa de Bancos (APB) considera que seria positiva uma medida que alterasse as regras da taxa de esforço no crédito habitação, considerando que facilitaria o acesso das famílias a empréstimos

Qual é a melhor idade para pedir um crédito habitação?
Na hora de conceder um crédito habitação, os bancos têm em conta muitos fatores. E um deles é mesmo a idade dos titulares. Este ponto voltou a ganhar relevância na esfera bancária depois de o Banco de Portugal (BdP) ter lançando, no dia 1 de abril de 2022, uma recomendação macroprudencial que vem limitar os prazos máximos de pagamento dos empréstimos da casa consoante a idade dos titulares. Mas qual é, afinal, a melhor idade para pedir um crédito habitação em Portugal? Explicamos tudo neste artigo.

Bancos abrem a torneira do crédito à habitação
A maratona do crédito à habitação parece estar ao rubro. Nenhum dos participantes – todos eles bancos portugueses – quer ficar de fora do pódio, de tal forma que estão a reunir os esforços necessários para captar um maior número de clientes interessados no empréstimo para a compra de casa. Mostramos-te as ofertas de cinco instituições financeiras que estão a disputar "esta corrida".

crédito à habitação: aumentam os “spreads” e os custos de abertura de processo
pedir dinheiro emprestado ao banco para comprar casa é cada vez mais complicado, porque os bancos estão a fechar a torneira ao crédito à habitação. uma tendência que se vem acentuando há algum tempo, sobretudo desde 2008.