
Crédito habitação: dedução de juros mantém-se no máximo em 296 euros
Foram rejeitadas no Parlamento as propostas apresentadas por vários partidos que pretendiam alargar a todos os cidadãos com crédito habitação a possibilidade de deduzirem ao IRS uma parte dos juros pagos nos respetivos empréstimos da compra de habitação própria e permanente.

Poupar no IRS: despesas que ajudam a ganhar mais ou pagar menos
Conhecer todas as deduções possíveis é fundamental para conseguir poupar no IRS. E a verdade é que esta altura do ano pode ser boa para tentar fazer com que o reembolso do IRS aumente ou para tentar fazer com que o valor a pagar no próximo ano diminua, sendo que há várias despesas dedutíveis.
AIMI: Como recuperar o que se paga deste imposto ao Estado
A fatura é gorda e pesa quando chega a hora de pagar o Adicional ao Imposto Municipal sobre Imóveis (AIMI) às Finanças. Mas há forma de recuperar parte do imposto que incide sobre os imóveis com um valor patrimonial tributário (VPT) superior a 600 mil euros. Como? Através do IRC ou do IRS, no caso de empresas ou particulares, quando os imóveis estão no mercado de arrendamento, por via de deduções fiscais. Há situações em que o AIMI acaba por ser de soma zero para os contribuintes.
Prazo para validar e confirmar faturas do IRS termina hoje
Ainda tens tempo para apresentar o IRS de 2016, cujo período vai decorrer entre 01 de abril e 31 de maio, para todos os tipos de rendimento, seja pela internet ou em papel.
IRS 2016: tudo o que tens de saber para validar bem as faturas
Restam-te, a partir de hoje, cinco dias para que possas validar as faturas do e-fatura no Portal das Finanças. Ou seja, até ao próximo dia 15 de Feveiro. Este é um procedimento essencial para que os contribuintes possam usufruir de benefícios fiscais no IRS de 2016, mas pode suscitar dúvidas na hora de fazê-lo. Apresentamos-te um guia para ajudar-te a tornar este processo mais fácil.
IRS: o que fazer para que não percas as deduções da casa (seja própria ou arrendada)
A declaração de IRS de 2015, cujo prazo decorre agora para a maioria dos contribuintes tem um truque para poderes beneficiar das deduções da casa, tanto para proprietários como para inquilinos. O anexo H está escondido e o valor desta dedução tem de ser inserido manualmente, com a respetiva identificação do imóvel. Caso contrário, arriscas-te a perder este dinheiro.
IRS 2015: prazo para reclamar valores das despesas termina hoje
Atenção porque termina hoje, dia 31 de março, o prazo para que possas reclamar as despesas para as deduções à colecta do IRS de 2015 inscritas no Portal das Finanças, Isto no caso de discordares dos valores totais das despesas inscritos no 'site', segundo o calendário oficial determinado pelo Ministério das Finanças.
E-faturas: o prazo termina hoje, não te esqueças
Atenção, depois de ter sido adiado por uma semana devido a problemas técnicos, termina hoje para os contribuintes o prazo de verificação e validação das faturas de 2015 no Portal das Finanças. Para mais tarde, ficam as despesas de saúde, educação e lares, que dependem da emissão de faturas por entidades públicas e não de empresas.
IRS: contribuintes podem, afinal, declarar despesas que não estejam no e-fatura
Os contribuintes vão, afinal, poder incluir na declaração do IRS de 2015 as despesas de saúde, educação e formação, bem como os encargos com imóveis e com lares que não constem do e-fatura, caso o valor do pré-preenchimento seja inferior aos valores que gastaram.
IRS 2015: despesas de saúde com IVA a 23% afinal podem ser deduzidas
Depois da polémica, afinal as despesas de saúde com IVA a 23% vão poder ser deduzidas no IRS deste ano. As alterações à lei do IRS foram ontem publicadas em Diário da República, com efeitos retroativos a 1 de janeiro, para permitir aos contribuintes a dedução deste tipo de gastos, entre outros.
novas medidas fiscais podem fazer cair irc em 7,5%
as empresas que invistam em portugal ainda este ano poderão beneficiar de uma redução da taxa efetiva de irc até 7,5%, face aos actuais 25% a que são tributadas, anunciou esta quinta-feira o ministro das finanças, vítor gaspara medida, designada por crédito fiscal extraordinário ao investimento (cef