
Quanto é que os governos gastam com a defesa?
Em 2023, a despesa do governo geral dos países da União Europeia (UE) com a defesa totalizou 227 mil milhões de euros, representando 2,7% da despesa total do governo geral, o equivalente a 1,3% do PIB, segundo dados divulgados recentemente pelo Eurostat. Portugal encontra-se abaixo da média europeia.

Habitação vê despesa pública triplicar – mas só 48% foi executada
Garantir o direito à habitação é uma das tarefas fundamentais do Estado, a par de estabelecer um sistema de rendas compatível com os rendimentos das famílias. E, para a cumprir estas funções, a administração central tem vindo a disponibilizar cada vez mais verbas para a habitação, tendo mesmo triplicado a despesa orçamentada nos últimos cinco anos. Acontece é que dos 1.550 milhões de euros destinados à habitação desde 2019 até 2023, só 745 milhões de euros foram colocados em marcha e efetivamente executados (o equivalente a 48% do total).
Administração Pública vai poder comprar viagens e alojamento na Internet
A Administração Pública vai passar a poder comprar viagens e alojamento através da Internet, algo que não podia fazer até agora, salvo raras exceções. O objetivo é o de conseguir o “melhor preço possível e com isso ter uma despesa pública mais eficiente”, disse o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes.

Rumores do dia
IRS pode subir quando filhos têm menos de 3 anos: De uma forma geral, o anteprojeto da reforma do IRS deverá levar a um desagravamento da carga fiscal das famílias com filhos.
Pensões a partir de mil euros levam corte
O Governo vai alargar a base de incidência da Contribuição Extraordinária de Solidariedade (CES) e aumentar as contribuições dos funcionários públicos para a ADSE como forma de compensar o chumbo do Tribunal Constitucional (TC) aos cortes nas pensões da CGA.As duas medidas anunciadas destinam-se a r

orçamento prevê 4,8 mil milhões em medidas de austeridade
para conseguir cumprir um défice público de 4% do pib, o orçamento do estado para o próximo ano deverá conter um pacote de medidas de austeridade de cerca de 4,8 mil milhões de euros, entre novas medidas e as de caráter extraordinário que já estão a ser aplicadas este ano e que irão manter-se, como

chumbo da requalificação na função pública pode custar 892 milhões
o presidente da república enviou para o tribunal constitucional (tc) um pedido de fiscalização preventiva do diploma da requalificação na função pública.
défice aumenta 1.100 milhões num mês
o défice do estado atingiu os 2.704 milhões de euros, no final de abril, cerca de 1.100 milhões de euros acima do que fora registado no final do primeiro trimestre deste ano.
governo vai rescindir com 30 mil funcionários públicos
numa comunicação ao país, passos coelho anunciou esta sexta-feira medidas para reduzir de forma permanente a despesa do estado em 4,8 mil milhões de euros até 2015.

vítor gaspar pede mais um ano para corrigir défice
o ministro das finanças vai pedir a bruxelas mais um ano para cumprir as metas do défice acordadas com a “troika”: 4,5% em 2013 e 2,5% em 2014.

passos coelho anuncia mais cortes nos apoios sociais e salários (vídeo)
o primeiro-ministro revelou, em entrevista à tvi, que a reforma do estado terá de passar por cortes nos apoios sociais e salários, que representam 70% da despesa primária.

passos coelho quer cortar 40% da despesa pública em duas legislaturas
o primeiro-ministro defendeu que portugal deve reduzir o peso da despesa pública para 40% em duas legislaturas.

governo congela investimentos públicos
o governo decidiu congelar todos os investimento públicos no âmbito do programa de investimento e despesas de desenvolvimento da administração central (piddac), revela o jornal de negócios (jdn).