
Sociedade que reabilitou o Campo Pequeno segue com dívidas de milhões
No início dos anos 2000, Lisboa assistiu à reabilitação profunda do Campo Pequeno, que passou a funcionar enquanto sala de espetáculos e centro comercial. Mas a sociedade que levou a cabo estas obras acabou por falir anos mais tarde, deixando uma dívida de quase 100 milhões de euros.

Créditos a taxa variável e mais falências: OCDE alerta para riscos
O clima macroeconómico na Zona Euro mudou – e muito – com a subida da inflação e o consequente aperto da política monetária pelo Banco Central Europeu (BCE). E há fatores que têm preocupado a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento (OCDE), como é o caso do maior peso dos créditos habitação a taxa variável, mais expostos à subida dos juros, e o aumento das falências das empresas. Para a organização, estes fatores trazem riscos para o sistema financeiro europeu.

Construção acelera criação de empresas em 2023 – mas imobiliário recua
O arrefecimento da compra de casas é um dos efeitos do cenário económico atual sobre os negócios imobiliários. Mas, ainda assim, a procura de casas continua a ser bem superior à oferta existente, pressionando a criação de empresas no ramo da construção. É isso mesmo que se tem verificado nos primeiros cinco meses de 2023, com o nascimento de 2.613 empresas no setor da construção, mais 4% face ao mesmo período do ano anterior. Já no ramo imobiliário foram criadas menos 234 empresas. Os processos de insolvência aumentaram nas duas atividades neste período.

mais de um quarto das insolvências registam-se na construção
os tribunais portugueses declararam 854 negócios falidos no sector da construção na primeira metade do ano.

edifer tem 900 trabalhadores com salários em atraso
a construtora edifer está a sentir dificuldades para pagar aos trabalhadores, sendo que a situação tem-se agravado nos últimos meses. de acordo com o diário económico (de), 900 funcionários ainda não receberam o vencimento de dezembro, situação que a empresa prevê resolver "muito rapidamente".
2011: construção e imobiliário representam mais de 20% das falências
desde o início do ano, os tribunais nacionais já registaram 1.377 casos de empresas em situação de insolvência, mais 2,08% do que em igual período de 2010, revela o diário de notícias (dn).