
O grupo Vipa, liderado por Pedro Paixão, assegurou a compra do principal ativo imobiliário da construtora madeirense Multimade, que faliu em 2023 deixando cerca de 100 trabalhadores no desemprego. A aquisição, concluída no passado dia 10 de setembro, representa um investimento de 600 mil euros e poderá transformar um espaço abandonado em polo estratégico para a economia regional.
Segundo o Jornal de Negócios, o negócio foi fechado após “quase 40 lances apresentados” num leilão online que terminou a 27 de março. O ativo em causa é um prédio de 4.100 metros quadrados (m2), localizado na freguesia de Santo António, no Funchal, com vocação para armazéns e atividade industrial. Pedro Paixão sublinhou que esta operação “representa uma oportunidade para revitalizar um ativo com elevado potencial, subaproveitado nos últimos anos”, lê-se na publicação.
O jornal recorda que a Multimade entrou em colapso financeiro no final de 2022, sem conseguir aprovar um plano de recuperação no âmbito do Processo Especial de Revitalização. A insolvência, decretada em janeiro de 2023, deixou dívidas de 5,1 milhões de euros, tendo o Estado como principal credor, através da Segurança Social, da Caixa Geral de Depósitos e do Fisco.
Na sequência do processo de liquidação, foi realizado em março de 2023 o primeiro leilão presencial pós-pandemia na Madeira, que permitiu alienar maquinaria, viaturas e mobiliário, arrecadando cerca de 247 mil euros. Ficava, no entanto, por vender o imóvel agora adquirido pelo grupo de Paixão, bem como três gruas.
Para o administrador do Vipa, este investimento poderá contribuir para a “dinamização económica e criação de valor na região”, sinalizando uma nova etapa para um espaço que simbolizava a falência da Multimade.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Segue o idealista/news no canal de Whatsapp
Whatsapp idealista/news Portugal
Para poder comentar deves entrar na tua conta