
Nova comissão sobre crise da habitação na UE conta com 2 portugueses
Há um novo grupo de trabalho no Parlamento Europeu (PE) dedicado à habitação: a “Comissão Especial sobre a Crise da Habitação na União Europeia”, que tem como objetivo propor soluções para haver mais casas condignas, sustentáveis e a preços comportáveis. Esta comissão especial será composta por um total de 33 membros, entre os quais são dois eurodeputados portugueses: Sebastião Bugalho (PSD) e Isilda Gomes (PS).

Eleições europeias 2024: descobre como e onde votar a 9 de junho
Os portugueses vão ser chamados às urnas no domingo, dia 9 de junho de 2024, para eleger eurodeputados para o Parlamento Europeu. Com as eleições europeias à porta, o idealista/news preparou um guia com tudo o que é preciso saber para exerceres o teu direito de voto.

Habitação financiada pela Política da Coesão? Eurodeputados dizem sim
Portugal vive hoje uma crise na habitação, marcada pela falta de casas no mercado. O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) vem ajudar a mitigar o problema tendo, agora, 3,2 mil milhões de euros para financiar a construção e reabilitação de casas no país. Mas será que chega? Os eurodeputados assumem que não, havendo outras formas de financiar a habitação, nomeadamente através dos fundos de coesão.

Quem são os eurodeputados que mais ganham fora da política?
Do total de 748 deputados do Parlamento Europeu (PE), 521 declararam atividades paralelas que, combinadas, representam um rendimento global de pelo menos 6,3 milhões a 16,2 milhões de euros.

Quanto recebe um eurodeputado, somando salário e subsídios vários?
O salário mensal bruto de um eurodeputado é 8.757,70 euros. Depois de descontados os diversos impostos, cada deputado ficará com 6.824,85 euros líquidos no “bolso”. Mas há vários subsídios a entrar na equação.

Portugal no top 10 dos países onde os eurodeputados ganham mais “por fora”
Um relatório da Transparency International mostra que Portugal está no top dez dos países onde os eurodeputados ganham mais “por fora”. A liderar a lista encontra-se França enquanto Itália e Alemanha, por esta ordem, completam o pódio.

Bruxelas dá luz verde a projeto de lei que regulará créditos à habitação
O Parlamento Europeu (PE) deu luz verde, esta terça-feira (dia 10), a um projeto de lei que regulará os créditos à habitação. O mesmo aumentará a proteção e informação prévia de quem pede dinheiro emprestado ao banco para comprar casa.De acordo com o jornal espanhol “El Confidencial”, a diretiv