
O Parlamento Europeu (PE) deu luz verde, esta terça-feira (dia 10), a um projeto de lei que regulará os créditos à habitação. O mesmo aumentará a proteção e informação prévia de quem pede dinheiro emprestado ao banco para comprar casa.
De acordo com o jornal espanhol “El Confidencial”, a diretiva, da qual foi relator o eurodeputado socialista espanhol Antolín Sánchez Presedo, também contempla a opção de dação em pagamento. “[A futura lei] representa uma grande mudança, já que é a primeira diretiva europeia” relacionada com a concessão de crédito à habitação a introduzir uma lista de garantias, frisou, salientando que no caso de Espanha estas mesmas garantias têm de ser “incorporadas na legislação.
Entre as alterações previstas nesta nova lei está a possibilidade dada aos possíveis compradores de imóveis de terem um período obrigatório de reflexão de sete dias antes de assinarem o contrato de crédito à habitação. Após a celebração do mesmo, o consumidor tem também sete dias para requerer a sua anulação, se assim o desejar.
No que diz respeito à dação em pagamento, a nova legislação proíbe que se possa excluir essa possibilidade quando ambas as partes já a tinham previsto previamente ou, mesmo que tal não tenha sido sucedido, se a acordarem mediante a hipótese do proprietário não conseguir cumprir com o respetivo empréstimo. Ainda assim, a lei exige uma “tolerância razoável” antes de proceder a execuções, de forma a proteger os consumidores.
Para poder comentar deves entrar na tua conta