Crédito habitação em incumprimento: o que acontece à casa penhorada?
Às vezes, a vida prega-nos verdadeiras rasteiras. O que hoje é certo, amanhã poderá ser incerto. As situações de desemprego, divórcio ou separação podem criar verdadeiros desafios para as contas lá de casa. E estas situações podem mesmo levar ao incumprimento no crédito habitação. Mas o que acontece à casa se for penhorada? Explicamos tudo no artigo desta semana da Deco Alerta.
Benefício das mais-valias alargado a quem vende casa em 12 meses
O Governo decidiu mudar as regras das mais-valias de imóveis, de forma a alargar o regime fiscal a mais casos. Assim, volta a ser possível comprar casa num ano, vendê-la noutro e beneficiar das regras fiscais sobre as mais-valias.
Autarquia de Cascais aprova isenção do IMI para habitação própria
A Câmara de Cascais aprovou no pacote fiscal municipal para 2024 a isenção da taxa de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) em prédios urbanos construídos, recuperados ou adquiridos para habitação própria e permanente, e redução do imposto até 0,30%.
Comprar casa própria ou habitação secundária? Guia completo
Para garantir o bem estar, conforto e tranquilidade no seio familiar, há quem procure uma casa para comprar. Adquirir aquela que vai ser a primeira casa é um passo importante na vida dos portugueses, já que muitos precisam de recorrer ao financiamento bancário, representando, assim, um investimento de longo prazo. Há também quem procure uma segunda casa para comprar, seja para passar férias ou numa perspetiva de investimento. Mas o clima atual, marcado pela alta inflação e pela subida de juros no crédito habitação, traz novos desafios para as famílias, que se somam aos impostos a pagar.
Portugal é o segundo país da Europa, Médio Oriente e África com mais proprietários
Portugal é o segundo país com maior taxa de proprietários, segundo um estudo da consultora imobiliária CBRE que contempla dados do mercado residencial na Europa, Médio Oriente e África. Segundo o mesmo, em Portugal há 74,2% de famílias com habitação própria, sendo apenas superado por Espanha (77,7%). Já na Alemanha e na Suíça apenas 52,6% e 44% das casas, respetivamente, são detidas pelos seus ocupantes.
portugueses optam por entregar a casa ao banco
a crise está a obrigar cada vez mais portugueses a ter de entregar a casa ao banco. se até há pouco tempo as pessoas mostravam-se reticentes em fazê-lo, tentando a todo o custo manter a habitação, agora a tendência parece estar a inverter-se.
imi e imt: objectivos da “troika” em risco?
o acordo entre o governo e a "troika" prevê a subida de receitas com o imi e a diminuição progressiva das isenções deste imposto como forma de incentivar o mercado imobiliário.