Poupança em IMT para jovens

Jovens têm isenção de IMT e IS na compra de casa: quanto vão poupar?

Os jovens até aos 35 anos têm um novo estímulo para comprar casa em Portugal: a isenção do IMT e do Imposto de Selo. Esta medida do Governo da AD entrou em vigor a 1 de agosto e já está a gerar uma nova dinâmica no mercado residencial. Afinal, a isenção destes impostos na compra de casa resulta na poupança de milhares de euros para estas jovens famílias. E a verdade é que a dimensão da poupança depende do preço da casa, podendo chegar a mais de 14 mil euros. Neste artigo preparado pelo idealista/news, revelamos quanto é que os jovens podem economizar com a isenção do IMT e Imposto de Selo ao comprar casa em Portugal, com recurso a simulações.
Isenção de IMT e Imposto de Selo na compra de casa

Isenção de IMT e Imposto do Selo: guia com perguntas e respostas

Numa altura em que a “aquisição de casa [em Portugal] implica uma disponibilidade financeira redobrada”, o Governo decidiu isentar alguns jovens do pagamento de Imposto Municipal sobre as transmissões Onerosas de imóveis (IMT) e Imposto do Selo (IS), facilitando o acesso à primeira habitação. Em causa está o Decreto-Lei n.º 48-A/2024, que já foi publicado em Diário da República e produz efeitos a partir de 1 de agosto. Explicamos tudo sobre este tema no artigo de hoje da Deco Alerta. 
calcular imposto de selo

Imposto de Selo: o que é e como se calcula?

O Imposto de Selo é bastante comum, apesar de não ser necessariamente o primeiro imposto em que uma pessoa pensa, quando se fala de impostos aplicados em Portugal. A sua omnipresença faz-nos constatar que a maioria das pessoas já o pagou. 
Benefícios no IMT

Benefícios automáticos no IMT? Fisco está a apertar controlo

O controlo da atribuição automática de benefícios fiscais no âmbito do IMT e do Imposto do Selo é uma das linhas de ação delineadas pela Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) para 2024. Esta medida consta do Plano de Atividades da AT para o corrente ano, que foi agora divulgado publicamente,
Apoio à habitação

OE2024: Portugal vai ter Fundo de Emergência para Habitação

Os deputados aprovaram esta terça-feira, dia 28 de novembro, na especialidade uma proposta de alteração do Livre ao Orçamento do Estado para 2024 (OE2024) que prevê a criação de um fundo de emergência para habitação. "É criado, no primeiro trimestre de 2024, o Fundo de Emergência para a Habitação,
Amortização antecipada do crédito

Amortização do crédito habitação isenta de comissões e impostos

As novas regras de renegociação dos empréstimos habitação já estão em marcha para ajudar as famílias que estão a pagar prestações da casa mais caras por via da subida dos juros. E além de haver um conjunto de medidas desenhadas para reduzir a taxa de esforço dos mutuários, este novo diploma promove ainda amortização antecipada dos empréstimos sem custos. Como? Suspendendo o pagamento da comissão de amortização antecipada e do imposto do selo que habitualmente é cobrado sobre a comissão em causa.
Medidas do OE2022

OE2022: estas são as principais alterações aprovadas

O processo do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) termina esta sexta-feira, dia 27 de maio de 2021, com a aprovação garantida em votação final global graças à maioria absoluta do PS, após quatro dias de votações e debate na especialidade. E durante este processo foram aprovadas várias propostas de alteração ao orçamento - ainda assim representam menos de 10% das cerca de 1.500 propostas submetidas pelos partidos. Conhece neste artigo quais foram as propostas de alteração do OE2022 aprovadas e o que vai mudar na tua vida.