Rendas das casas a subir

Arrendar casa em Portugal: preços voltam a estabilizar em novembro

São muitas as famílias que estão a ser empurradas para o mercado de arrendamento em Portugal, numa altura em que comprar casa está mais difícil, devido aos elevados preços das casas à venda, a par dos juros altos no crédito habitação e da perda de poder de compra. Como resultado, e com uma oferta inferior à procura de casas para arrendar, as rendas das casas subiram em cinco grandes cidades em novembro face ao mês anterior, Porto incluído (+0,5%). Mas também há casos em que as rendas das habitações se mantiveram praticamente estáveis, em linha com a realidade nacional, como é o caso de Lisboa, aponta o índice de preços do idealista.
Como arrendar casa

7 dicas para inquilinos: como evitar surpresas e gastos desnecessários

Arrendar uma casa é a opção de várias famílias que pretendem obter privacidade e decorar o espaço ao seu gosto, bem como de acordo com as suas necessidades. Mas deparam-se com um mercado de arrendamento cada vez mais caro e com uma escassa oferta, principalmente nas grandes cidades. Hoje, encontrar uma casa para arrendar a um preço acessível é um desafio. E para evitar surpresas e gastos desnecessário há que ter em conta vários aspetos que fazem parte do processo de arrendar casa. Explicamos tendo por base os conselhos da Alfa Inmobiliaria.
Atualização das rendas das casas

Proprietários rejeitam novo travão à subida das rendas em 2024

As três associações de proprietários, ouvidas esta quinta-feira (dia 21 de setembro) pela ministra da Habitação, rejeitaram um novo travão ao aumento das rendas, remetendo para o Estado a resposta social à crise na habitação. Já a associação de consumidores DECO apresentou propostas de apoio para inquilinos e proprietários, que Marina Gonçalves acolheu com “grande abertura”.
Obras em casas arrendadas

Obras em casas arrendadas: o que pode o inquilino fazer?

Se és senhorio, fica a saber que tens deveres segundo a lei do arrendamento urbano quanto às obras do imóvel arrendado. Se és inquilino fica com a nota: o teu senhorio tem deveres para contigo mas também podes tomar as rédeas de situações pontuais como obras.