
Mais-valias imobiliárias: casa comprada fora de Portugal paga imposto
O valor ganho com a venda de uma segunda habitação só está isento de imposto (pagamento de IRS sobre a mais-valia) se o montante em causa for investido na compra de uma casa de habitação própria e permanente do agregado familiar que esteja localizada em território nacional. Caso contrário, ou seja, se o imóvel em causa se encontrar fora de Portugal, há que pagar o referido imposto.

Registo da compra da primeira casa por jovens: estas são as isenções
O Governo publicou esta quarta-feira (31 de julho de 2024), em Diário da República, um diploma que estabelece as isenções e reduções dos valores devidos pelo registo da compra da primeira casa por jovens até aos 35 anos. Em causa está o Decreto-Lei n.º 48-D/2024, que determina, por exemplo, que está isento o registo da primeira aquisição de um prédio urbano ou fração autónoma de um prédio urbano para habitação própria e permanente por jovens com idade igual ou inferior a 35 anos.

Compra de casa por jovens: promulgado diploma que isenta IMT e Selo
O Presidente da República já promulgou o diploma do Governo que isenta de IMT e de Imposto do Selo a compra de casa por jovens até aos 35 anos.

Isenção de IMT e Imposto do Selo pode poupar 13.700 euros aos jovens
A isenção de Imposto Municipal sobre Transações Onerosas (IMT) e Imposto do Selo na compra de habitação própria e permanente por jovens até aos 35 anos pode traduzir-se num "desconto" de 5.500 ou 13.700 euros numa casa de, respetivamente, 200.000 ou 300.000 euros.

Dispensa de entrega de IRS 2023: como sei se estou isento?
O IRS, Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares, é o imposto anual que a maioria dos contribuintes que têm rendimentos como pessoas singulares têm de pagar.

Cuidado com o IMI: Fisco está a reclamar imposto de 2013 a quem perdeu a isenção
Os contribuintes vão começar a receber cartas do Fisco. Isto porque a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) está a reclamar o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) de 2013 aos contribuintes que julgavam estar isentos de pagamento do imposto por terem rendimentos baixos.

Governo dá "borla" de 85 milhões ao Novo Banco sobre créditos imobiliários e outros
O Novo Banco pediu ao Governo uma isenção de emolumentos e outros encargos legais sobre operações de transferências e garantias sobre créditos (nomeadamente imobiliários) para o universo da nova instituição financeira, na sequência da intervenção do BdP no BES.

Taxas urbanísticas: proposta da câmara de isentar Benfica não cumpre a lei
O Departamento Jurídico da Câmara Municipal de Lisboa (CML) emitiu um parecer sobre a proposta da autarquia de isentar o Benfica do pagamento de duas taxas urbanísticas. O mesmo defende que a devida fundamentação para essa isenção não foi feita, pelo que a proposta não está legal.
Porto quer fim da isenção de imi sobre imóveis detidos por fundos
Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto (CMP), defendeu o fim da isenção de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para as propriedades detidas pelos fundos de investimento imobiliário.

tribunal aceita acção popular para pôr fim à isenção de imi dos partidos
o tribunal administrativo de lisboa aceitou a acção apresentada pelo movimento revolução branca (mrb) a exigir o fim da isenção do pagamento do imposto municipal sobre imóveis (imi) concedida aos partidos políticos, tendo agora o estado 30 dias para contestarsegundo o mrb, “o tribunal administrativo

mafra isenta do pagamento de taxas à construção até final de 2013
a câmara municipal de mafra e a assembleia municipal aprovaram, terça-feira, a isenção temporária do pagamento das taxas referentes à construção, ampliação, reconstrução ou alteração de edifícios.

governo alarga prazo para averiguar isenção de taxas moderadoras
o ministério da saúde alargou por 15 dias o prazo para o reconhecimento dos casos em que os utentes ficam isentos do pagamento de taxas moderadoras.
rendimentos abaixo de 1.240 euros isentos de taxas moderadoras
as pessoas que se inserem em agregados familiares com um rendimento médio mensal abaixo dos 1.240 euros vão ficar isentas do pagamento das taxas moderadoras, revelou ontem o ministro da saúde no final do conselho de ministros que aprovou o decreto lei com o novo regime das taxas e que procede à revi