
Depósitos a prazo remuneram menos – mas valor na banca atinge recorde
Não há boas notícias para quem tem novos depósitos a prazo. As poupanças no banco estão a ser remuneradas a taxas cada vez mais baixas. É isso mesmo que revelam os dados mais recentes do Banco de Portugal (BdP): taxa dos novos depósitos a prazo recuou pelo sétimo mês consecutivo, para 2,63% em julho. Mas, ainda assim, nunca houve tanto dinheiro nos bancos como em julho.

Depósitos a prazo das famílias: remuneração cai pela 4.ª vez em abril
Pelo quarto mês consecutivo, as famílias que colocaram poupanças nos bancos voltaram a obter menos ganhos. Isto porque a taxa de juro média dos novos depósitos a prazo de particulares voltou a cair para 2,75% em abril, revelou o Banco de Portugal (BdP).

Depósitos a prazo: poupanças voltam a render menos em fevereiro
Não há boas notícias para tem poupanças nos depósitos a prazo. A taxa de juro dos novos depósitos a prazo diminuiu em fevereiro pelo segundo mês consecutivo, fixando-se em 2,81%, segundo revela o Banco de Portugal (BdP). Esta descida dos juros nos depósitos a prazo poderá estar a antecipar o primeiro corte dos juros do BCE previsto para junho.

Contas poupança: como escolher e que tipos existem
Abrir uma conta poupança é um passo muito importante para prevenir futuros constrangimentos financeiros, assim como para concretizar alguns sonhos e objetivos.
Uma conta poupança consiste numa conta em que podes depositar um montante que tenhas disponível e de que não necessites no momento, de modo

Depósitos a prazo em Portugal voltam a dar salto em novembro
Os cofres dos bancos residentes em Portugal estão a engordar a alta velocidade por via dos depósitos a prazo das famílias. Depois de o valor alocado aos depósitos com prazo acordado ter descido nos primeiros meses de 2023 devido às baixas taxas de remuneração, tem-se observado um claro aumento deste montante total entre setembro e novembro. A recente subida das remunerações dos depósitos a prazo pode ajudar a explicar esta tendência.

Depósitos a prazo com maior remuneração desde abril de 2013
Depois de passarem vários anos em mínimo históricos, as remunerações dos depósitos a prazo começaram a subir há cerca de um ano. E, de lá para a cá, a taxa de juro média nos novos depósitos a prazo chegou a 2,29% em setembro, o valor mais elevado desde abril de 2013.

Diferença entre juros da casa e dos depósitos é a maior de sempre
As taxas de juro nos créditos habitação em Portugal estão a subir a todo o vapor há mais de um ano. Mas os juros nos depósitos a prazo não têm acompanhado a mesma evolução, apesar de haver pressões nesse sentido, nomeadamente do Banco Central Europeu (BCE) por via da subida dos juros diretores.

Quanto rende pôr as poupanças nos depósitos a prazo em Portugal?
O ciclo de baixas taxas de juro nos depósitos a prazo ainda não terminou em Portugal, muito embora o Banco Central Europeu (BCE) esteja comprometido em subir as taxas de juro diretoras para fazer baixar a inflação na Zona Euro, que atingiu os 10% em setembro.
Juros diretores vão subir mínimo de 50 pontos base, diz membro do BCE
O Banco Central Europeu (BCE) já subiu as taxas de juros diretoras em 125 pontos base este ano. E há mais subidas à espreita. Segundo o governador do banco central da Lituânia e membro do BCE, Gediminas Simkus, os juros diretores deverão aumentar pelo menos 50 pontos base na próxima reunião marcada para outubro dada a alta inflação que se faz sentir.

rumores
“troika” exige que governo coloque dez mil professores na mobilidade: o ministério da educação está obrigado a reduzir pessoal, pelo que colocará dez mil professores na mobilidade.