Não há boas notícias para quem tem novos depósitos a prazo. As poupanças no banco estão a ser remuneradas a taxas cada vez mais baixas. É isso mesmo que revelam os dados mais recentes do Banco de Portugal (BdP): taxa dos novos depósitos a prazo recuou pelo sétimo mês consecutivo, para 2,63% em julho. Mas, ainda assim, nunca houve tanto dinheiro nos bancos como em julho.
“A taxa de juro média dos novos depósitos a prazo de particulares diminuiu pelo sétimo mês consecutivo, passando de 2,66%, em junho, para 2,63% em julho”, informou o BdP esta terça-feira, dia 3 de setembro.
Mas esta descida das remunerações nos depósitos não foi verificada em todos os prazos:
- Novos depósitos com prazo até 1 ano: a taxa de juro média diminuiu 0,03 pontos percentuais (p.p.), para 2,65%. “Esta continuou a ser a classe de prazo com a remuneração média mais elevada e representou 97% dos novos depósitos em julho”, destaca o regulador;
- Novos depósitos de 1 a 2 anos: a remuneração média também diminuiu, de 2,22% para 1,99% em julho.
- Novos depósitos a mais de 2 anos: a taxa de juro média aumentou 0,38 p.p., de 1,59% para 1,97% em julho, sendo a exceção.
Com esta evolução, Portugal desceu um lugar entre os países da área do euro, sendo agora o país com a quinta taxa média nos depósitos a prazo mais baixa. De notar que, com o recente alívio da política monetária do Banco Central Europeu em junho, a taxa de juro média dos novos depósitos do conjunto dos países da área do euro diminuiu 0,03 p.p. (uma variação semelhante à verificada em Portugal), fixando-se em 3%.
Mesmo com os juros mais baixos, os residentes em Portugal continuam a querer guardar as suas economias nestes produtos financeiros. “O montante de novas operações de depósitos a prazo de particulares aumentou 2.498 milhões de euros, totalizando 12.559 milhões em julho, o valor mais elevado da série histórica”, destaca o BdP.
Segundo o regulador liderado por Mário Centeno, “à semelhança dos meses anteriores, o montante de novas operações está associado, em grande medida, à reaplicação em novos depósitos a prazo de montantes anteriormente aplicados em depósitos deste tipo, e que atingiram a maturidade em julho sem renovação automática”.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta