Nascimento de bebés em Portugal

Estão a nascer mais bebés em Portugal – 85.909 em 2023

O número de nascimentos em Portugal aumentou em 2023, com o total de bebés nascidos a fixar-se em 85.909. A mortalidade, por seu turno, baixou em termos anuais, no ano passado face a 2022. Em causa estão dados divulgados recentemente pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Vistos gold e taxa de natalidade

Promotores rejeitam argumentos de parceiros sociais sobre vistos gold

Há uma nova polémica em torno dos vistos gold. O Conselho Económico e Social (CES) defende o fim do programa, que mudou de regras no início do ano, alegando que o mesmo está a contribuir para a diminuição da taxa de natalidade. Isto porque faz com que haja uma espécie de efeito bola de neve, ou seja, os preços das casas aumentam e os jovens adultos não conseguem sair de casa dos pais, não podendo, assim, constituir família. Para a Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários (APPII), este é um não tema, visto que a “quebra da natalidade nada tem que ver com este tipo de programas”. 
Natalidade trava a fundo em 2021

Natalidade trava a fundo em 2021

A natalidade está a travar a fundo em 2021, naquela que será mais uma consequência da pandemia da Covid-19. Em janeiro e fevereiro registaram-se 5.912 e 5.651 nados-vivos, respetivamente, menos 19,3% (-1.415) e 11,1% (-708) que nos mesmos meses do ano passado. Trata-se, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), de uma tendência de decréscimo que se verifica desde julho de 2020.
Nascem menos bebés na UE – Portugal contraria tendência

Nascem menos bebés na UE – Portugal contraria tendência

Nascem cada vez menos bebés na União Europeia (UE), tendo o ano de 2019 mantido essa tendência anual, com 4,17 milhões de nascimentos. Um cenário que não se verifica em Portugal, com o número de mães a dar à luz a aumentar desde, pelo menos, 2014. Em causa estão dados do Eurostat relativos à taxa de fertilidade na UE.
Quanto custa ter um bebé em Portugal?

Quanto custa ter um bebé em Portugal?

A decisão de ter um filho implica, também, “fazer contas” à carteira, porque são muitas as despesas a ter em conta aquando do nascimento de um bebé. Um estudo realizado pela Picodi concluiu que o custo das compras necessárias durante a gravidez e o primeiro ano de vida do bebé é de 3.470 euros, isto um kit básico. Em Portugal, para se comprar esse mesmo kit básico são necessários 3,7 salários médios, mais que, por exemplo, em Espanha (3,2) e Itália (2,6). 
Quase 30% das mulheres portuguesas são mães com pelo menos 35 anos

Quase 30% das mulheres portuguesas são mães com pelo menos 35 anos

A maternidade está a chegar cada vez mais tarde para as mulheres portuguesas. O aumento da proporção de “mães tardias” – que têm filhos com 35 ou mais anos – não é recente no país, mas está acentuar-se. Em 2015, as mulheres que são mães com pelo menos 35 anos representavam já quase 30% do total, colocando Portugal na quinta posição da União Europeia (UE) a este nível. 
Em que mês nascem mais bebés em Portugal?

Em que mês nascem mais bebés em Portugal?

Setembro é (mesmo) o rei da natalidade. É neste mês que nascem mais bebés, segundo a média dos nascimentos por mês registada desde 2011. Em sete anos houve apenas duas exceções: 2011 e 2017, anos em que julho e outubro foram os meses com mais registos.
Portugal tem a segunda taxa de natalidade mais baixa da UE

Portugal tem a segunda taxa de natalidade mais baixa da UE

A população está a diminuir cada vez mais em Portugal, que acabou o ano passado com a segunda taxa de natalidade mais baixa entre os 28 Estados-membros da União Europeia (UE), depois de Itália. Portugal registou assim perto de 87 mil nascimentos, contra 110 mil óbitos, o que fez com que a população total tenha recuado de 10,341 milhões em 01 de janeiro de 2016 para 10,309 milhões de pessoas em 01 de janeiro de 2017, o que representa exatamente 2% da população comunitária.
O maior número de crianças nasce em setembro. Sabes porquê?

O maior número de crianças nasce em setembro. Sabes porquê?

É no mês de setembro que nascem mais crianças em Portugal. Quase 10 em cada 100 bebés de 2015 deram o primeiro grito de vida no nono mês do ano. Há 14 anos consecutivos que isto acontece, com exceção de 2011, segundo mostram os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). O que explica este fenómeno de sazonalidade dos nascimentos?
Radiografia do dia: Quantas crianças há em Portugal?

Radiografia do dia: Quantas crianças há em Portugal?

Este gráfico mostra a evolução da população total e do número de crianças em Portugal nos últimos 50 anos (entre 1960 e 2011). Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), durante este período, a percentagem de crianças na população residente caiu para cerca de metade: passou de 29,2% para 14,9%.
Rumores

Rumores

Troika continua em Portugal mesmo depois de programa de ajustamento: Os ministros das Finanças da Zona Euro saudaram esta segunda-feira a Irlanda pela conclusão do programa de ajustamento.