Portugal já conta com 450 milhões de euros do PRR para intervir em 75 escolas. Mas Executivo de Montenegro quer ir mais longe.
Comentários: 0
Obras em escolas
Foto de Pavel Danilyuk no Pexels

O Executivo conta com 450 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para fazer obras em 75 escolas portuguesas. Mas quer ir ainda mais longe. Agora, o Governo de Montenegro está a preparar um pedido de empréstimo de 1.700 milhões de euros ao Banco Europeu de Investimento para alargar a intervenção a 400 escolas.

Quem avançou com os números foi Manuel Castro Almeida, ministro Adjunto e da Coesão Territorial, garantindo que o atual Executivo tem urgência em lançar obras e garantir pagamentos para aproveitar os fundos europeus.

No que diz respeito às obras nas escolas, há 450 milhões de euros da bazuca europeia para remodelar 75 instituições de ensino em Portugal. Mas “o que nós vamos fazer é, por cautela, adjudicar mais do que 75 escolas para garantir que cumprimos a meta”, disse Manuel Castro Almeida em entrevista ao Público.

“Além das 75 escolas que vão ser financiadas no PRR, estamos a diligenciar com o Banco Europeu de Investimento a contração de um empréstimo para poder financiar muito mais do que essas 75. Estamos a falar de poder financiar mais de 400 escolas”, adianta o ministro da Coesão Territorial, avançando que o investimento total na renovação do parque escolar estará ordem dos 1.700 milhões de euros ou mais.

De notar ainda que "houve um concurso do PRR para as câmaras se candidatarem à construção de escolas. No caso de Lisboa e Vale do Tejo, havia 125 milhões de euros. O concurso terminou a 30 de Abril. Quatro dias úteis depois, assinámos os contratos para a adjudicação", o que possibilitou às autarquias lançarem concursos já com financiamento garantido, lembrou o governante ao mesmo jornal.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta