"Emergência" da habitação é prioridade para novo presidente da CESE
O novo presidente do Comité Económico e Social Europeu (CESE) disse esta quarta-feira (dia 22 de outubro) querer colocar "a sociedade civil no coração da Europa", defendendo como prioridades responder à "emergência" da crise habitacional e o combate à pobreza."A sociedade civil deve estar no coração
UE propõe plano para a habitação e quer combater a pobreza até 2050
A Comissão Europeia anunciou esta quarta-feira a apresentação de um plano de habitação destinado a combater a crise que afeta milhões de cidadãos na União Europeia (UE). A iniciativa, apresentada pela presidente Ursula von der Leyen durante o debate do Estado da União em Estrasburgo, visa tornar a habitação mais acessível, sustentável e de qualidade, colocando a questão habitacional no centro da agenda social europeia.
Quase 2 milhões de pessoas vivem em Portugal com menos de 632 euros/mês
Em 2023, cerca de 1,8 milhões de residentes em Portugal estavam em situação de pobreza monetária, isto é, dispunham de um rendimento equivalente mensal inferior a 632 euros. Em causa estão dados que constam no estudo "Portugal Desigual", da Fundação Francisco Manuel dos Santos, que inclui um retrato da evolução da pobreza nos últimos 30 anos.
Portugal é o 42º país mais próspero do mundo e o 26º da Europa
Luxemburgo, Noruega e a Irlanda são, por esta ordem, os três países mais prósperos do mundo em 2024, com uma pontuação de 86,2, 85,1 e 84,7, respetivamente. Portugal surge na 41ª posição a nível mundial e 26ª a nível europeu, com 51,16 pontos. Em causa está o Índice de Prosperidade Mundial da HelloSafe, divulgado recentemente.
Risco de pobreza recua – mas afeta mais de 1,7 milhões de portugueses
Após ter subido em 2022 face ao ano anterior, o risco de pobreza entre os portugueses voltou a recuar em 2023, passando para 16,6%. Trata-se de uma diminuição de 0,4 pontos percentuais (p.p.) face a 2022, segundo dados divulgados esta terça-feira (3 de dezembro de 2024) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). De referir, no entanto, que o risco de pobreza em Portugal ainda afeta mais de 1,7 milhões de pessoas.
Os países com maior riqueza per capita do mundo são...
Em 2023, a riqueza global aumentou 4,2% à medida que os mercados bolsistas globais recuperavam e a inflação caía. Enquanto a Europa, o Médio Oriente e África registaram o crescimento mais forte da riqueza, os EUA aceleraram a cerca de metade do ritmo destas regiões, com uma taxa anual de 2,5%.
Mouraria terá um Hotel Social para pessoas em especial vulnerabilidade
A Câmara de Lisboa aprovou a criação do Hotel Social, na Mouraria, projeto destinado ao alojamento urgente e temporário de pessoas em situação de especial vulnerabilidade, num investimento de 2 milhões de euros para a empreitada até 2026.
Warren Buffett deixará fortuna a fundação supervisionada pelos filhos
O investidor Warren Buffett, uma das pessoas mais ricas do planeta, disse ao Wall Street Journal (WSJ) que quando morrer irá deixar a fortuna a uma nova fundação de caridade supervisionada pelos três filhos. O filantropo e empresário, de 93 anos, que detém quase 130.000 milhões de dólares (121.333 milhões de euros) em ações da Berkshire Hathaway, adiantou ao jornal que os três filhos devem decidir por unanimidade para que fins filantrópicos será destinado o dinheiro.
Há menos pessoas em risco de pobreza e exclusão social na UE
O número de pessoas em risco de pobreza e exclusão social teve, em 2023, uma ligeira descida homóloga para 94,6 milhões, o que representa 21% da população da União Europeia (UE), divulga esta quarta-feira (12 de junho de 2024) o Eurostat. Em 2022, o número de pessoas em risco de pobreza e exclusão social na UE era de 95,3 milhões, 22% da população do bloco.
Sem-abrigo em Lisboa: Carlos Moedas reúne-se com ministros sexta-feira
O presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), Carlos Moedas, reúne-se na sexta-feira (24 de maio de 2025) com os ministros da Presidência e da Segurança Social para encontrarem uma solução conjunta para o problema das pessoas em situação de sem-abrigo, anunciou o autarca. Há na capital três mil pessoas em condição de sem-abrigo e com acolhimento, havendo ainda 390 que não têm teto, ou seja, qualquer solução de acolhimento.
Fernanda Amorim é a pessoa mais rica de Portugal – e a 522ª do mundo
Maria Fernanda Amorim, herdeira da fortuna de Américo Amorim, a par das três filhas, Paula, Marta e Luísa, é a única representante portuguesa na lista de bilionários de 2024 da revista Forbes. Tem uma fortuna avaliada em 5,3 mil milhões de euros e ocupa o 522º lugar do ranking, tendo subido várias posições na lista: em 2022 estava na 601ª e no ano passado na 567ª. A lista dos mais ricos do mundo continua a ser liderada por Bernard Arnault, dono da marca de luxo LVMH.
Risco de pobreza em Portugal afeta cinco vezes mais os desempegados
Em 2022, 17% das pessoas residentes em Portugal estavam em risco de pobreza, tendo a taxa de risco de pobreza para a população desempregada ascendido a 46,7%, significativamente superior à da população empregada, que foi de 10%. Significa, então, que o risco de pobreza entre os desempregados foi cinco vezes o dos empregados. Em causa estão dados divulgados esta terça-feira (20 de fevereiro de 2024) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Salário de metade dos portugueses empregados não chega para despesas
Um em cada dois portugueses atualmente empregados sente que o seu salário não cobre todas as despesas, de acordo com o primeiro Barómetro Europeu sobre Pobreza e Precariedade, divulgado esta quarta-feira.
Quantos milionários há em Portugal? São 159 mil – menos que há um ano
Em 2021, em plena pandemia, a riqueza no mundo cresceu 9,8%, estando, no entanto, cada vez mais concentrada em poucas pessoas. Esta é uma realidade que, de certa forma, também se verifica em Portugal, que viu o número de milionários – pessoas com um património avaliado acima de um milhão de dólares no final do ano passado – diminuir face a 2020: cerca de 159 mil portugueses encontravam-se neste “grupo”, integrando o restrito clube de 62 milhões de milionários em todo o mundo, menos 10 mil (cerca de 6%) que no ano anterior. Esta é uma das conclusões a retirar do Global Wealth Report 2022, do Credit Suisse, divulgado esta terça-feira (20 de setembro de 2022).
Risco de pobreza ou exclusão social aumenta na UE e… em Portugal
Em 2021, estavam em risco de pobreza ou exclusão social na União Europeia (UE) 95,4 milhões de pessoas, o equivalente a 21,7% da população. Portugal encontra-se na oitava posição do ranking, tendo subido na lista devido à pandemia – ocupava anteriormente o 13º lugar. Em causa estão dados divulgados recentemente pelo Eurostat.
Mais de um milhão de portugueses viviam em casas sobrelotadas em 2021
Em 2021, em plena pandemia da Covid-19, 10,6% das pessoas viviam em condições de insuficiência do espaço habitacional em Portugal, sendo este o valor mais elevado dos últimos três anos: 9,6% em 2018, 9,5% em 2019 e 9,0% em 2020. Em causa estão dados divulgados esta terça-feira (2 de agosto de 2022) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Os planos do novo Governo para a habitação e imobiliário
Os resultados das eleições legislativas 2022 estão à vista: o PS conquistou a maioria absoluta parlamentar, elegendo um total de 117 deputados.
Quase 20% dos portugueses vive com 554 euros por mês – pobreza está a aumentar
A pandemia da Covid-19 surgiu em Portugal há quase dois anos, em março de 2020, e teima em deixar marcas, nomeadamente na economia do país e na situação financeira das famílias, sendo que muitas viram os respetivos rendimentos cair a pique. Os dados divulgados recentemente pelo INE são esclarecedores, sendo que quase 20% dos portugueses vivia, em 2020, com apenas 554 euros por mês.
Um em cada cinco cidadãos da UE está em risco de pobreza ou exclusão social
Cerca de um em cada cinco cidadãos (21,9%) da União Europeia (UE) encontrava-se, em 2020, em risco de pobreza ou de exclusão social, com Portugal a acompanhar esta tendência (20%), segundo dados publicados recentemente pelo Eurostat.
Mais de 1,6 milhões de portugueses vivem com menos de 540 euros/mês
Mais de 1,6 milhões de portugueses vivem abaixo do limiar da pobreza, ou seja, com menos de 540 euros por mês, uma realidade que afeta famílias numerosas, mas também quem vive sozinho, idosos, crianças, estudantes e trabalhadores.
Férias fora de casa durante uma semana? Só 4 em cada 10 portugueses pode fazê-lo
Na União Europeia (UE), cerca de 28% dos cidadãos com 16 ou mais anos não podem pagar uma semana de férias fora de casa. Uma porção que aumenta para 59,5% entre pobres, segundo contas da Confederação Europeia de Sindicatos (ETUC, no acrónimo inglês) feitas com base nos dados coligidos pelo Eurostat em 2019 e 2020, ano já marcado pelo aparecimento da pandemia da Covid-19. A nível nacional, quase quatro em cada dez pessoas não se pode dar ao “luxo” de passar uma semana de férias fora de casa.
Oeiras abre Hostel Social para acolher pessoas em situação de sem-abrigo
A Câmara de Oeiras reabilitou um edifício para criar o Hostel Social, que requereu um investimento de 300.000 euros. O objetivo é acolher 14 pessoas em situação de sem-abrigo.
Risco de pobreza em Portugal aumenta em 2020
O risco de pobreza aumentou em Portugal em 2020, ano marcado pelo aparecimento da pandemia da Covid-19, face a 2019. Portugal foi, de resto, um dos nove países europeus que teve um agravamento do risco de pobreza entre os cidadãos dos 18 anos 64 anos em termos homólogos. Em causa estão dados divulgados esta segunda-feira (5 de julho de 2021) pelo Eurostat.
Enriquecer na pandemia: Portugal tem mais de 136 mil milionários
A lista dos mais ricos em Portugal e no mundo ficou maior em plena pandemia. Em 2020, havia em Portugal mais de 136 mil pessoas com fortunas avaliadas acima do milhão de dólares (840.600 euros).
Estes são os 25 ‘millennials’ mais ricos do mundo
Há 2.755 bilionários no mundo, sendo que pouco mais de 100 são 'millennials', ou seja, nascidos entre 1981 e 1996. Esta geração representa 3,8% das pessoas mais ricas do planeta, com um património líquido de 573 mil milhões de dólares (470 mil milhões de euros), de acordo com a revista Forbes.