Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Pobreza

Últimas notícias sobre "Pobreza" publicadas em idealista.pt/news

“Onde Dormem as Crianças”, um livro de contrastes

Algumas crianças nascem e crescem rodeadas de pobreza, sem as condições mínimas de sobrevivência. Outras, mais sortudas, dispõem de todos os luxos e mais alguns. Um contraste que está bem visível nas fotografias tiradas por James Mollison e que constam no livro “Where Children Sleep” (“Onde Dormem as Crianças”).

Notícia sobre:

Um em cada cinco cidadãos da UE está em risco de pobreza ou exclusão social

Cerca de um em cada cinco cidadãos (21,9%) da União Europeia (UE) encontrava-se, em 2020, em risco de pobreza ou de exclusão social, com Portugal a acompanhar esta tendência (20%), segundo dados publicados recentemente pelo Eurostat.

Notícia sobre:

Férias fora de casa durante uma semana? Só 4 em cada 10 portugueses pode fazê-lo

Na União Europeia (UE), cerca de 28% dos cidadãos com 16 ou mais anos não podem pagar uma semana de férias fora de casa. Uma porção que aumenta para 59,5% entre pobres, segundo contas da Confederação Europeia de Sindicatos (ETUC, no acrónimo inglês) feitas com base nos dados coligidos pelo Eurostat em 2019 e 2020, ano já marcado pelo aparecimento da pandemia da Covid-19. A nível nacional, quase quatro em cada dez pessoas não se pode dar ao “luxo” de passar uma semana de férias fora de casa.

Notícia sobre:

Oeiras abre Hostel Social para acolher pessoas em situação de sem-abrigo

A Câmara de Oeiras reabilitou um edifício para criar o Hostel Social, que requereu um investimento de 300.000 euros. O objetivo é acolher 14 pessoas em situação de sem-abrigo.

Notícia sobre:

Risco de pobreza em Portugal aumenta em 2020

O risco de pobreza aumentou em Portugal em 2020, ano marcado pelo aparecimento da pandemia da Covid-19, face a 2019. Portugal foi, de resto, um dos nove países europeus que teve um agravamento do risco de pobreza entre os cidadãos dos 18 anos 64 anos em termos homólogos. Em causa estão dados divulgados esta segunda-feira (5 de julho de 2021) pelo Eurostat.

Notícia sobre:

Enriquecer na pandemia: Portugal tem mais de 136 mil milionários

A lista dos mais ricos em Portugal e no mundo ficou maior em plena pandemia. Em 2020, havia em Portugal mais de 136 mil pessoas com fortunas avaliadas acima do milhão de dólares (840.600 euros).

Notícia sobre:

Estes são os 25 ‘millennials’ mais ricos do mundo

Há 2.755 bilionários no mundo, sendo que pouco mais de 100 são 'millennials', ou seja, nascidos entre 1981 e 1996. Esta geração representa 3,8% das pessoas mais ricas do planeta, com um património líquido de 573 mil milhões de dólares (470 mil milhões de euros), de acordo com a revista Forbes.

Notícia sobre:

Desemprego, doença e divórcio, “os três D da pobreza” – 1/3 das pessoas pobres tem emprego

O desemprego, a doença e o divórcio são fatores que contribuem para a entrada numa situação de pobreza em Portugal ou que impedem que se saia dessa condição, segundo o estudo “Pobreza em Portugal - Trajetos e Quotidianos”. O documento, que foi divulgado esta segunda-feira (12 de abril de 2021) e é promovido pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, chama a esses três processos de produção, reprodução ou intensificação dessa situação “os três D da pobreza”. Uma das conclusões a retirar é que um terço das pessoas pobres (32,9%) tem emprego.

Notícia sobre:

Taxa de pobreza cai para 19,8% em 2020 – mas ainda atinge mais de dois milhões de portugueses

Em 2020, ano marcado pelo surgimento da pandemia da Covid-19, o número de cidadãos que viviam com rendimentos (relativos a 2019) abaixo do limiar de pobreza atingiu 19,8%, o valor mais baixo dos últimos anos: em 2019 e 2018, por exemplo, a taxa de pobreza ou exclusão social em Portugal foi de 21,6%. Em causa está dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) esta sexta-feira (19 de fevereiro de 2021). 

Notícia sobre: