No ano passado, havia em Portugal mais de 136 mil pessoas com fortunas avaliadas acima do milhão de dólares (840.600 euros).
Comentários: 0
Há mais milionários em Portugal e no mundo
Imagem de Dimitris Vetsikas por Pixabay

A Covid-19 apareceu de forma repentina em 2020, mas os danos colaterais da crise pandémica não tiveram grande impacto no clube dos milionários. Ou melhor, tiveram, já que a lista dos mais ricos em Portugal e no mundo ficou maior. No ano passado, havia em Portugal mais de 136 mil pessoas com fortunas avaliadas acima do milhão de dólares (840.600 euros), o que significa que houve um aumento de mais de 19 mil milionários no país num ano (face a 2019). Em causa estão dados que constam no relatório Global Wealth Report 2021, divulgado esta terça-feira (22 de junho de 2021) pelo Credit Suisse.

Segundo o ECO, que se apoia no referido relatório, cada um dos mais de 8,3 milhões de adultos portugueses tinha, em média, um património avaliado em 142,5 mil dólares (mais de 119.000 euros) – quase o triplo da riqueza que havia em média por adulto no início do milénio.

Apesar da riqueza ter aumentado de uma forma geral, o número de portugueses com património inferior a 10.000 dólares (8,4 mil euros) também aumentou: são agora mais de 1,9 milhões de adultos no nível de riqueza mais baixo, o que corresponde a uma subida 700 mil em relação a 2019, escreve a publicação.

Há mais 5 milhões de milionários no mundo

Outra das conclusões a retirar do relatório do Credit Suisse é que, apesar do impacto da pandemia na economia, as famílias em todo o mundo enriqueceram no ano passado, sobretudo devido à valorização dos mercados financeiros no segundo semestre. Os números, a nível global, são esclarecedores: 

  • Há mais cinco milhões de milionários em todo o mundo, num total de 56,1 milhões de pessoas com fortunas avaliadas acima do milhão de dólares;
  • A riqueza das famílias cresceu 28,7 biliões de dólares em 2020, totalizando 418,3 biliões de dólares no final do ano, mais 7,4% face a 2019;
  • Em termos individuais, a riqueza por adulto cresceu 6%, tendo-se atingido um novo recorde, 79.952 dólares.

Mas como é possível explicar a escalada dos números? Para os autores do estudo, a evolução surpreendentemente positiva acompanhou a recuperação dos mercados financeiros que se verificou no segundo semestre de 2020, à boleia das medidas de apoio lançadas por governos e bancos centrais em todo o mundo.

“Muitos governos e bancos centrais nas economias mais avançadas, ansiosos por evitar os erros cometidos durante a crise financeira global, tomaram medidas preventivas de duas formas: primeiro, organizando programas massivos de transferência de rendimentos para apoiar as famílias e empresas mais adversamente afetados pela pandemia e, segundo, reduzindo as taxas de juro – muitas vezes para níveis próximos de zero – e deixando claro que as mesmas permanecerão baixas por algum tempo”, explicam os autores do relatório Global Wealth Report 2021.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta