Taxa de desemprego já está a subir em Portugal

Taxa de desemprego sobe para 6,4% – está em máximos de julho de 2021

A taxa de desemprego já está a subir em Portugal, tendo aumentado para 6,4% em novembro de 2022, o valor mais elevado desde julho de 2021 (6,6%). Em causa estão dados provisórios divulgados esta sexta-feira (6 de janeiro de 2023) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). De referir que em agosto, setembro e outubro a taxa de desemprego tinha sido de, respetivamente, 6,0%, 6,1% e 6,0%.
Mais jovens e mais escolarizados, estrangeiros estão a ajudar a crescer população ativa em Portugal

Mais jovens e mais escolarizados, estrangeiros estão a ajudar a crescer população ativa em Portugal

O perfil dos imigrantes a trabalhar em Portugal mudou. São agora mais jovens e mais escolarizados. Além disso, estão a contribuir para o crescimento da população ativa nacional, segundo mostra o estudo do Banco de Portugal que integra o Boletim Económico divulgado esta quinta-feira. Destaca-se um aumento expressivo de cidadãos do Brasil, de países externos à União Europeia, e de Itália e Reino Unido, dos países europeus.
População ativa cresce pela primeira vez desde 2008

População ativa cresce pela primeira vez desde 2008

A população ativa em Portugal Continental cresceu 0,8% entre 2016 e 2017, o primeiro aumento desde 2008. Segundo o relatório sobre Emprego e Formação Profissional, o crescimento foi mais significativo na população ativa feminina e no escalão etário dos 55 aos 64 anos (mais 6,2%).
Radiografia do dia: Taxa de desemprego nos países europeus em novembro

Radiografia do dia: Taxa de desemprego nos países europeus em novembro

Portugal registou uma taxa de desemprego de 13,9% em novembro, ligeiramente superior face à verificada no mês anterior (13,6%). Trata-se, segundo dados do Eurostat, de um valor bastante acima da média europeia (10%) e da média da Zona Euro (11,5%), o que faz de Portugal um dos países mais afetados pelo desemprego. Em sentido oposto encontra-se Áustria, que em novembro teve uma taca de desemprego de 4,9%.
Radiografia do dia: Taxa de desemprego nos países da UE em julho

Radiografia do dia: Taxa de desemprego nos países da UE em julho

A taxa de desemprego em Portugal recuou para 14% em julho, menos uma décima que no mês anterior e menos 2,3% que no mesmo mês do ano passado. Segundo dados do Eurostat, Portugal registou, a par da Hungria, da Croácia, da Espanha e da Irlanda, as maiores descidas em julho. Em sentido inverso encontram-se Finlândia, Itália e Luxemburgo, que foram os únicos países a registar aumentos em julho.

Há menos 13 mil jovens desempregados que há um ano

O número de jovens registados como desempregados nos Centros de Emprego está a cair. Nos últimos anos, os programas e apoios destinados a esta faixa etária já ajudaram a reduzir 15% o número de jovens inscritos como desempregados. Dados do IEFP indicam que em julho estavam registados como desempregados 69 mil jovens com menos de 25 anos, menos 12.521 que no mesmo mês de 2013.