Portugal registou uma taxa de desemprego de 13,9% em novembro, ligeiramente superior face à verificada no mês anterior (13,6%). Trata-se, segundo dados do Eurostat, de um valor bastante acima da média europeia (10%) e da média da Zona Euro (11,5%), o que faz de Portugal um dos países mais afetados pelo desemprego. Em sentido oposto encontra-se Áustria, que em novembro teve uma taca de desemprego de 4,9%.

Radiografia do dia: Taxa de desemprego em Portugal por região
O desemprego está a diminuir em Portugal. No terceiro trimestre, a taxa de desemprego baixou de 13,9% para 13,1%, atingindo 688,9 mil pessoas. Trata-se de uma queda de 0,8% face ao segundo trimestre e de 2,4% face ao período homólogo. Como podes ver na imagem, o desemprego é maior nos Açores (15,7%). Seguem-se a região Norte (14,3%) e Lisboa (14%).
Radiografia do dia: Taxa de desemprego nos países europeus em setembro
A taxa de desemprego está a diminuir em Portugal. Segundo o Eurostat, em setembro, fixou-se nos 13,6%, menor que a verificada em agosto (13,9%) e no mesmo mês do ano passado (15,7%). Trata-se de um dos maiores recuos homólogos da União Europeia (UE). Melhor só mesmo a Hungria, onde a taxa de desemprego baixou de 10% para 7,6% num ano. Em Espanha o recuo anual foi também de 2,1% (de 26,1% para 24%), como em Portugal.
Custos por hora de trabalho sobem na UE: Portugal acompanha a tendência
No primeiro trimestre de 2025, os custos por hora de trabalho aumentaram 3,4% na Zona Euro e 4,1% na União Europeia (UE), em comparação com o mesmo período do ano anterior. Segundo os dados do Eurostat, gabinete de estatísticas da UE, Portugal registou um aumento de 4%.
Faltar ao trabalho para cuidar do animal de estimação é possível?
Cada vez mais os animais de estimação ocupam um lugar central nas famílias portuguesas. São fonte de carinho, companhia e também de responsabilidade. Mas será que a legislação portuguesa acompanha esta realidade?
Salários mais altos e ensino superior, o perfil de quem teletrabalha
Em 2024, o teletrabalho foi 10 vezes mais comum entre os trabalhadores com ensino superior do que entre os que têm no máximo o ensino básico. Esta é uma das conclusões a retirar do estudo “Portugal, Balanço Social 2024”, da autoria de Bruno P. Carvalho, João Fanha, Miguel Fonseca e Susana Peralta.
Desemprego de longa duração: Portugal tem a 5ª taxa mais alta da UE
A taxa de desemprego de longa duração registada em Portugal recuou em 2024 para 2,4% (2,5% no ano anterior), sendo uma das cinco mais altas da União Europeia (UE). Encontra-se, de resto, acima da média da UE (1,9%), segundo dados divulgados recentemente pelo Eurostat.
Custos de trabalho aumentam 4% – mas subida está a desacelerar
No primeiro trimestre de 2025, o Índice de Custo do Trabalho (ICT), que mede os custos do trabalho por hora efetivamente trabalhada, aumentou 4% em relação ao período homólogo de 2024, sendo que tinha aumentado 10,1% no trimestre anterior. Em causa estão dados divulgados recentemente pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), que permitem ainda concluir, por exemplo, que o ICT em termos homólogos baixou bastante face ao primeiro trimestre dos últimos dois anos: 6,6% nos dois casos.
Para poder comentar deves entrar na tua conta