Portugal registou uma taxa de desemprego de 13,9% em novembro, ligeiramente superior face à verificada no mês anterior (13,6%). Trata-se, segundo dados do Eurostat, de um valor bastante acima da média europeia (10%) e da média da Zona Euro (11,5%), o que faz de Portugal um dos países mais afetados pelo desemprego. Em sentido oposto encontra-se Áustria, que em novembro teve uma taca de desemprego de 4,9%.
 Radiografia do dia: Taxa de desemprego em Portugal por região
O desemprego está a diminuir em Portugal. No terceiro trimestre, a taxa de desemprego baixou de 13,9% para 13,1%, atingindo 688,9 mil pessoas. Trata-se de uma queda de 0,8% face ao segundo trimestre e de 2,4% face ao período homólogo. Como podes ver na imagem, o desemprego é maior nos Açores (15,7%). Seguem-se a região Norte (14,3%) e Lisboa (14%).
Radiografia do dia: Taxa de desemprego nos países europeus em setembro
A taxa de desemprego está a diminuir em Portugal. Segundo o Eurostat, em setembro, fixou-se nos 13,6%, menor que a verificada em agosto (13,9%) e no mesmo mês do ano passado (15,7%). Trata-se de um dos maiores recuos homólogos da União Europeia (UE). Melhor só mesmo a Hungria, onde a taxa de desemprego baixou de 10% para 7,6% num ano. Em Espanha o recuo anual foi também de 2,1% (de 26,1% para 24%), como em Portugal.
Teletrabalho: quase 22% da população empregada trabalha à distância
O teletrabalho em Portugal está a redefinir o futuro do trabalho e a transformação urbana no país, tendo vindo para ficar. Este modelo de trabalho já se consolidou como um ativo estratégico, tornando-se mesmo numa componente central na gestão de talento, do mercado laboral e da dinâmica do mercado imobiliário.
Avila Spaces ganha competição de design com projeto ‘Re:Space’
O galardão máximo da ‘Next Work Environment Competition’, da revista internacional Work Design Magazine, foi entregue ao Avila Spaces, como reconhecimento do seu projeto ‘Re:Space — Rethinking Work, Reusing the World’.
Como a lua cheia afeta o sono? Descobre os efeitos no corpo e na mente
O stress, a ansiedade, a má alimentação e a rotina agitada são fatores comuns que prejudicam o sono. Mas há quem diga que, durante a lua cheia, dormir se torna ainda mais difícil.
Análise e resiliência lideram futuro do mercado de trabalho
O mercado de trabalho de 2025 será marcado por uma forte valorização das competências cognitivas e sociais, segundo um relatório do Fórum Económico Mundial. O estudo, baseado em mais de 1.000 respostas de grandes empresas a nível global, aponta o pensamento analítico como a competência mais procurada pelos empregadores, mencionada por 69% dos inquiridos. O relatório destaca uma viragem clara em direção às chamadas "soft skills", como a empatia, a escuta ativa e a capacidade de apre
 
 
 
 
 
 
 
Para poder comentar deves entrar na tua conta