
Os números são esclarecedores: em 2022, a taxa de poupança das famílias portugueses fixou-se em 6,2% do total dos seus rendimentos, sendo este o valor mais baixo desde que há registos, ou seja, desde 1960: nesse ano, a taxa de poupança foi de 9,8%. Em causa estão dados compilados e divulgados pela Pordata.
“Sabia que, entre a década de 1970 e o princípio da década de 1980, as famílias poupavam cerca de um quarto dos seus rendimentos? Em 2022, as famílias pouparam 6,2% do total dos seus rendimentos”, lê-se numa publicação da Pordata partilhada na rede social X (antigo Twitter).
Segundo a base de dados organizada e desenvolvida pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, que se apoia em dados próprios e do Instituto Nacional de Estatística (INE), a taxa de poupança tem vindo a reduzir-se ao longo do tempo, tendo sido de 10,5% em 2021 e de 11,8% em 2020, em plena pandemia da Covid-19.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta