É realmente possível poupar com as compras da Black Friday? Conhece como fazer escolhas inteligentes.
Comentários: 0
descontos da Black Friday
Unsplash

Ainda te lembraste das primeiras edições da Black Friday em Portugal? Hoje a sexta-feira negra dos grandes descontos já não passa despercebida e provavelmente encontrarás ofertas em qualquer loja durante todo o mês de novembro. Nesta corrida às promoções tantas vezes enganadora, é provável que compres aquilo que tanto desejas, mas nem sempre ao melhor preço.

Criámos este guia prático para a Black Friday 2024 no sentido de perceberes quanto poderás poupar, sem que te iludas com a publicidade que recebes por email, por SMS ou nas redes sociais.
 

7 dicas para poupar na Black Friday

Compras de Black Friday
Pixabay

Na Black Friday é provável que muitas pessoas saiam de casa para comprar os presentes de Natal. As lojas estarão provavelmente cheias de gente que querem comprar uma nova peça de roupa, um novo relógio ou um novo iPhone. Para que não gastes todas as tuas poupanças, eis as 7 dicas de ouro para poupar na Black Friday.

  • Definir todos os objetivos: nos dias que antecedem a Black Friday, deverás definir aquilo que tanto queres comprar. Podes criar contas em lojas online e lista de desejos porque provavelmente alguns descontos vão aparecer antecipadamente. Este é um passo importante para que te consigas focar naquilo que realmente precisas;
  • Especificar o orçamento disponível: deves estabelecer um orçamento específico para a Black Friday. Não gastes dinheiro que possa comprometer a tua saúde e o teu bem-estar. Deves criar um orçamento;
  • Pesquisar produtos e comparar preços: inicia uma pesquisa prévia e verifica os preços habituais dos produtos que desejas comprar. Muitas vezes, as promoções e descontos anunciados na Black Friday não são tão vantajosos quanto parecem;
  • Evitar créditos exagerados: a tentação de usar crédito para aproveitar mais ofertas é grande, mas pode levar a dívidas desnecessárias. Recorre ao crédito quando for realmente um produto que necessitas. A Black Friday é um bom momento para comprar o computador que te faz falta, por exemplo;
  • Considerar compras coletivas: algumas lojas oferecem descontos adicionais para compras em maior quantidade (por exemplo 50% de desconto em segundas unidades de meias, calçados, jogos). Organiza-te com os teus familiares e amigos para aproveitar a oportunidade.
  • Verificar política de trocas e devoluções: antes de comprares os produtos para a Black Friday tenta perceber quais aqueles que são abrangidos pela política de troca e devolução. Quando um determinado produto não for adequado é melhor devolvê-lo sem problemas. 
  • Fazer compras online: como referido, algumas ofertas surgem alguns dias antes da Black Friday. Além disso, ao comprar online estarás a evitar a confusão e longas filas durante este dia. 

Quais são os produtos com maiores descontos na Black Friday?

promoções durante a Black Friday
Unsplash

Quem está à procura de produtos de informática, poderá encontrar boas oportunidades de desconto durante a Black Friday. Portáteis, monitores, teclados, ratos e outros equipamentos poderão sofrer significativas descida de preços nas lojas de tecnologia e educação. 

Os fãs da Apple, por exemplo, deverão estar atentos a possíveis descontos nos novos MacBook Pro, iMac e Mac Mini (com processadores da linha M4), entre muitos outros produtos, durante esta Black Friday.

No entanto deves perceber que o site oficial da Apple não faz descontos e que os deverás procurar em revendedores autorizados (GMS Store ou iStore) ou noutras lojas (como Worten, Rádio Popular ou Fnac).

Ainda, quem procura uma nova consola de videojogos deverá estar atento a possíveis descontos na Nintendo Switch e Xbox. A loja online do El Corte Inglés lançou a 1 de novembro a campanha "Countdown Black Friday - Até -50% em Tecnologia e Eletrodomésticos”. Pode ser o momento certo para substituir a televisão ou o frigorífico lá de casa. 

Como funciona a descida de preços na Black Friday?

Tecnologia com descontos
Pixabay

Sabias que existem regras para os descontos da Black Friday? Na verdade, seguem-se regras específicas para proteger os consumidores de práticas enganosas durante os períodos de grandes saldos. Aliás, é fundamental que os descontos oferecidos no mercado sejam reais e menores em relação ao preço anteriormente praticado.

Na verdade, segundo a lei é exigido que o preço promocional seja comparado com o preço mais baixo a que o produto foi vendido nos últimos 30 dias. Assim, qualquer desconto anunciado deve ser autêntico, refletindo uma redução sobre o valor real de venda no período anterior. 

De entender também que algumas lojas anunciam descontos em comparação ao PVPR (Preço de Venda ao Público Recomendado), mas esse valor nem sempre reflete o preço real praticado. O PVPR pode ser apenas uma recomendação do fabricante e, por isso, não serve como referência válida para o desconto.

Além disso, os saldos só podem ocorrer em 124 dias por ano, enquanto promoções podem ser realizadas em qualquer momento. Em casos de infração, a ASAE - Autoridade de Segurança Alimentar e Económica é responsável por investigar e aplicar multas às lojas que infligem a lei.

Com estas regras, a Black Friday torna-se uma oportunidade mais justa e confiável para os consumidores encontrarem ofertas reais e realmente comprarem aquilo que os deixará satisfeitos.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta